Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins e energéticas levam bolsa nacional aos ganhos (act.)

Lisboa contraria Europa, que está a ser penalizada pelo adiamento do relatório da troika sobre o progresso da economia da Grécia.

21 de Setembro de 2011 às 09:09
  • ...
A bolsa nacional inverteu a tendência de início da sessão e está já a valorizar. A Jerónimo Martins deixou o terreno negativo e ganha mais de 1%. As empresas do sector energético também estão a animar o índice da bolsa nacional.

O PSI-20 está a avançar 0,31% para 6.091,84 pontos, com nove cotadas em alta, contrariando o comportamento das restantes praças da Europa, que continuam a desvalorizar, à excepção da Grécia. O Stoxx Europe 600 cai 0,44%.

Ontem, a troika decidiu que só na próxima semana serão divulgadas as conclusões da revisão do progresso da Grécia no que diz respeito ao resgate internacional que está a receber. Essa decisão trouxe pessimismo para as bolsas, depois de ontem o Fundo Monetário Internacional ter cortado as previsões de crescimento para a economia mundial.

Em Lisboa, a justificação para a subida da bolsa passa pelo avanço de 1,15% da Jerónimo Martins, que está a cotar nos 12,785 euros. A retalhista dá continuidade à valorização superior a 4% da sessão de ontem.

Será em finais de Outubro ou princípios de Novembro, que se saberá qual o mercado em que a dona do Pingo Doce vai entrar, depois da presença em Portugal e na Polónia. A concorrente Soane está a perder 0,39% para 0,508 euros.

A avançar está igualmente a EDP. A eléctrica nacional sobe 0,58% para 2,416 euros. O presidente da Eletrobras está esta semana em Portugal para conhecer as condições de privatização da empresa e o director financeiro da brasileira afirmou, segundo o “Globo”, que não quer ser apenas um accionista nem vai entrar no capital da eléctrica apenas para receber dividendos, pretendendo entrar no Conselho de Administração.

A EDP Renováveis sobe 1,54% para 4,353 euros, ao passo que a REN sobe 0,1% para 2,09 euros. A Galp Energia também estava em queda mas segue agora a somar 0,17% para 14,395 euros.

Por sua vez, a banca segue mista. O BES ganha 0,1% para 1,927 euros, enquanto o Banif sobe 0,49% para 0,408. O banco liderado por Marques dos Santos recupera das perdas superiores a 3% de ontem, quando foi penalizado pelo anúncio de que quer fazer um aumento de capital.

O BPI perde 0,62% e está nos 0,644 euros, sendo que o BCP segue nos 0,201 euros, ao cair 0,99%.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa nacional Jerónimo Martins Sonae Itália rating EDP Galp
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio