Notícia
Irão deixa de negociar petróleo em dólares
O Irão anunciou que deixou de negociar com os seus parceiros os contratos petrolíferos em dólares, recorrendo a outras divisas. O segundo maior produtor petrolífero da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) acrescentou ainda que está a faz
O Irão anunciou que deixou de negociar com os seus parceiros os contratos petrolíferos em dólares, recorrendo a outras divisas. O segundo maior produtor petrolífero da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) acrescentou ainda que está a fazer pressão sobre os outros membros da organização para que sigam a sua medida.
Fonte oficial do Ministério do Petróleo afirmou hoje que o Irão deixou de transaccionar o petróleo em dólares como forma de diminuir a dependência dos EUA, de acordo com a CNN.
"O dólar foi removido totalmente das transacções de petróleo no Irão" afirmou Hojjatollah Ghanimifard, representante do Ministério do Petróleo do Irão, citado pela mesma fonte. Ghanimifard salientou que as transacções passaram a ser feitas em euros ou ienes. "Na Europa, o petróleo iraniano é vendido em euros, mas na Ásia tanto se usa o euro como o iene para estas transacções", acrescentou.
O petróleo é negociado em dólares por todo o mundo e a desvalorização da moeda norte-americana tem impulsionado os preços do "ouro negro" sendo este um dos motivos para a crescente inflação. Além disso, os produtores de crude têm-se mostrado preocupados com a crescente deterioração do valor das suas reservas em dólares.
Na última reunião dos países membros da OPEP, o Irão avançou com a proposta de os outros membros seguirem os seus passos, mas não foi bem sucedido uma vez que países como a Arábia Saudita continuam a resistir à ideia.