Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IPO da Iberdrola Renovables avalia unidade da EDP em 12,8 mil milhões

O valor máximo que a Iberdrola Renovables pode ter na entrada em bolsa avalia a área de energias renováveis da EDP, que pode entrar em bolsa em 2008, em 12,8 mil milhões de euros.

21 de Novembro de 2007 às 00:10
  • ...

O valor máximo que a Iberdrola Renovables pode ter na entrada em bolsa avalia a área de energias renováveis da EDP, que pode entrar em bolsa em 2008, em 12,8 mil milhões de euros.

A Iberdrola anunciou ontem que vai vender as acções da Iberdrola Renovables, o seu braço das energias renováveis, num intervalo de preços entre 5,30 e 7 euros, o que avalia esta nova empresa com uma capitalização em bolsa até 29,6 mil milhões de euros.

Este valor representa 23 vezes o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, dívida e amortizações) estimado para 2008 da empresa de energias renováveis espanhola.

Aplicando este múltiplo à divisão da EDP, tendo em conta as previsões dos analistas para o EBITDA em 2008, a empresa fica avaliada em 12,8 mil milhões de euros, o que será uma das maiores capitalizações do mercado nacional.

Uma avaliação recente do Deutsche Bank avaliou as unidades da EDP para as renováveis em 10 mil milhões de euros, ou 18 vezes o seu EBITDA. Contudo, este múltiplo era inferior às 21 vezes o EBITDA_utilizado pelo banco para avaliar a Iberdrola Renovables, pelo que o Deutsche Bank aplica um desconto na avaliação da unidade da EDP, devido aos poucos projectos já concretizados.

A EDP pondera unir a Neo e a Horizon, as suas duas empresas da área de energias renováveis, e colocá-las em bolsa, não se sabendo quanto capital poderá vender no mercado.

A Iberdrola pretende alienar 20% do capital da Renovables no mercado ainda este ano, esperando um encaixe entre 4,5 e 5,9 mil milhões, caso a empresa entre em bolsa ao valor mais baixo ou mais alto do intervalo. No mínimo, a Iberdrola Renovables terá uma capitalização de 22,4 mil milhões. No máximo valerá 29,6 mil milhões, uma capitalização muito próxima do valor da petrolífera Repsol. A operação será a maior de sempre na praça espanhola.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio