Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Iene atinge mínimo dos últimos dois anos face ao dólar

O iene atingiu hoje um novo mínimo dos últimos dois anos face ao dólar, com a moeda nipónica a continuar a reflectir a decisão do Banco do Japão, que desceu a sua principal taxa de juro na semana passada e a instabilidade política que se vive naquele país

05 de Março de 2001 às 13:13
  • ...
O iene atingiu hoje um novo mínimo dos últimos dois anos face ao dólar, com a moeda nipónica a continuar a reflectir a decisão do Banco do Japão (BoJ), que desceu a sua principal taxa de juro na semana passada e a instabilidade política que se vive naquele país.

O iene perdia 0,55% relativamente ao dólar, com a moeda norte-americana a transaccionar nos 119,68 ienes,o valor mais baixo desde Julho de 1999.

O euro cotava nos 111,38 ienes, a ganhar 0,07%, um valor próximo do seu máximo histórico relativamente à divisa nipónica, atingido a 12 de Janeiro deste ano, quando a moeda única chegou a valer 112,77 ienes.

Na semana passada, a autoridade monetária japonesa decidiu descer a sua principal taxa de juro dos 0,25% para os 0,15%, na tentativa de impulsionar o crescimento económico do Japão.

O primeiro-ministro japonês, Yoshiro Mori, enfrentou hoje uma moção de desconfiança no Parlamento, com o actual Governo de coligação a resistir por uma diferença de 80 votos. No entanto, os analistas prevêem que o Executivo deverá cair ainda este mês, tendo em conta a degradação da confiança por parte da população e a evolução dos indicadores económicos.

O Nikkei, o principal índice da Bolsa de Tóquio, atingiu o seu nível mais baixo dos últimos 15 anos na última quarta-feira, ao encerrar a perder 1,35% para os 12.883,54 pontos.

O Governo nipónico vai anunciar na próxima semana os números relativos à evolução do produto interno bruto (PIB) no último trimestre do ano passado. No terceiro trimestre de 2000, a economia do Japão recuou 0,6%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio