Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AIE: Produção de petróleo no Irão e Venezuela pode afundar 30%

Dadas as sanções aplicadas pelos EUA, a produção de petróleo no Irão e Venezuela poderá abater até 30% no próximo ano, estima a Agência Internacional de Energia.

Reuters
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 13 de Junho de 2018 às 13:05

A Agência Internacional de Energia (AIE) lançou esta quarta-feira, 13 de Junho, as primeiras previsões detalhadas para 2019, e no que toca à produção de petróleo, a antevisão é de grandes quebras. A entidade estima que a produção no Irão e na Venezuela caia quase 30% na sequência das sanções aplicadas pelos EUA.

A verificar-se o cenário previsto, outros membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), como a Arábia Saudita, terão de compensar as perdas. Segundo a mesma agência, o crescimento da produção fora da OPEP, nomeadamente nos EUA, deverá ser suficiente para dar resposta à procura.

Os membros da OPEP vão reunir-se na próxima semana. Neste encontro deverão debater a possibilidade de voltar a aumentar os níveis de produção, depois de terem decidido cortá-la para cerca de metade no próximo ano.

"Mesmo que o recuo na produção do Irão e Venezuela se verifique, o mercado estará delicadamente equilibrado no próximo ano, e vulnerável a aumentos dos preços caso existam outras disrupções", comentou a AIE.

O barril de Brent está agora a cotar nos 75,79 dólares, resultado de uma quebra de 0,12%. Já o West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, regista uma quebra superior, de 0,57%, para os 65,98 dólares.

Ver comentários
Saber mais Agência de Energia Internacional IEA Irão Brent Arábia Saudita Venezuela Organização Países Exportadores de Petróleo OPEP Nova Iorque energia petróleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio