Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Iberdrola dispara 5% com rumores de OPA (act)

As acções da Iberdrola, a segunda maior eléctrica espanhola, registaram uma valorização máxima de mais de 5% durante a negociação de hoje, com os investidores a especularem que a empresa pode ser alvo de uma OPA, existindo já rumores de que a EdF poderá s

07 de Fevereiro de 2007 às 14:58
  • ...

As acções da Iberdrola, a segunda maior eléctrica espanhola, registaram uma valorização máxima de mais de 5% durante a negociação de hoje, com os investidores a especularem que a empresa pode ser alvo de uma OPA, existindo já rumores de que a EdF poderá ser a oferente. Outras eléctricas ibéricas, como a EDP, estão também em alta.

Os títulos da eléctrica, que detém uma posição de 9,50% no capital da portuguesa EDP, seguem a valorizar 3,59% para 35,22 euros, tendo chegado a ganhar 5,35%, a maior subida diárias das últimas dez semanas, para transaccionar nos 35,82 euros. Esta subida avalia a Iberdrola, que está em processo de aquisição da Scotish Power, em 31,779 mil milhões de euros.

Esta especulação está a impulsionar também a cotação de outras eléctricas ibéricas. A Fenosa sobe 3,77% para 41,51 euros, a Gas Natural aprecia 1,36% para 32,78 euros e a EDP soma 1,79% para 3,97 euros, com 23 milhões de acções negociadas.

A impulsionar as acções da Iberdrola está o facto dos analistas acreditarem na possibilidade da Actividades de Construccion y Servicios (ACS), a maior accionista da Iberdrola, procurar fundir a eléctrica com a rival Union Fenosa, isto um dia depois da Endesa ter apoiado a OPA de 41 mil milhões de euros da E.On.

"Com o negócio da Endesa feito, os investidores estão à procura do próximo alvo para movimentos de consolidação e a Iberdrola é a melhor candidata", afirmou Victo Peiro, analista da Caja Madrid em declarações à Bloomberg.

Os rumores de mercado apontam já que a francesa EdF poderá ser o potencial oferente da Iberdrola, um movimento que se perfila difícil, pois a empresa é detida maioritariamente pelo Estado francês e a legislação espanhola impede o controlo de companhias espanholas de energia por parte de companhias estatais.

"A recente aquisição por parte de Alicia Koplowitz e os rumores de que a EdF pode avançar com uma OPA sobre a Iberdrola" estão a puxar pelas acções, disse à Reuters um analista espanhol.

A ACS está actualmente a tentar obter aprovação por parte do regulador do mercado de capitais espanhol, a CNMV, para aumentar a sua posição na Iberdrola e de conseguir representação no conselho de administração da eléctrica.

A construtora detém uma posição de 40,5% no capital da Union Fenosa e controla metade do conselho de administração da empresa.

A reforçar a especulação em torno dos títulos da Iberdrola está também o facto de ontem a Ómega Capital, uma empresa de investimentos liderada por Alicia Koplowitz (na foto), ter comunicado ao mercado que passou a controlar 2% da eléctrica liderada por Ignacio Galán.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio