Notícia
Gigante do café acorda Europa ao angariar 2,3 mil milhões no maior IPO do ano
A JDE Peet’s é a maior concorrente da Nestlé na venda de café em lojas de retalho e o maior negócio dedicado unicamente ao café do mundo.
Aquele que já se previa ser o maior IPO do ano conseguiu angariar uma quantia ainda maior do que os 2 mil milhões inicialmente previstos, obtendo 2,3 mil milhões.
A estreante em bolsa é a JDE Peet’s, o negócio de café da JAB Holdings, empresa através da qual a família alemã Reimann gere uma fortuna de milhares de milhões. A praça escolhida foi Amesterdão, e a procura terá excedido a oferta, segundo a Bloomberg.
A operação avançou em tempos de coronavírus uma vez que a empresa considera que o negócio do café não será afetado negativamente pela pandemia. Foi concluída ainda num tempo anormalmente curto, de apenas 10 dias, que compara às habituais quatro semanas.
O principal fator atrativo desta ação, de acordo com o responsável da área de investimentos da SVM Asset Management, é que para além de ser provável que cresça a um ritmo superior ao do mercado, vai ainda pagar dividendos.
Cada título começou por cotar nos 31,50 euros, conferindo à empresa um valor de mercado de 15,6 mil milhões de euros. As ações da JDE Peet’s disparam 13% para os 35,50 euros, depois de terem chegado a ganhar 17%.
A JDE Peet’s é a maior concorrente da Nestlé na venda de café em lojas de retalho e o maior negócio dedicado unicamente ao café do mundo. A empresa registou um volume de negócios de 6,9 mil milhões de euros no ano passado, incluindo marcas de supermercado como Douwe Egberts, Jacobs e Kenco.