Notícia
Maior IPO europeu do ano prepara-se para acontecer em Amesterdão
Esta operação vai avançar em tempos de coronavírus uma vez que a empresa considera que o negócio do café não será afetado negativamente pela pandemia.
A JAB holdings quer angariar até 2 mil milhões de euros com a entrada em bolsa do seu negócio de café, a JDE Peet’s. A empresa deverá passar a cotar em Amesterdão ainda este ano, apesar do contexto de pandemia que tem vindo a abalar os mercados, e, a concretizar-se, classifica-se para a maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) do ano de 2020.
A notícia é avançada pelo Financial Times, que consultou fontes próximas destes planos. A intenção deverá ser oficialmente revelada ainda esta semana.
A JDE Peet’s é a maior concorrente da Nestlé na venda de café em lojas de retalho e o maior negócio dedicado unicamente ao café do mundo. Pertence à JAB, a empresa através da qual a família alemã Reimann gere uma fortuna de milhares de milhões.
O plano, de acordo com os documentos consultados pelo Financial Times, é angariar 700 milhões de euros com a emissão de novas ações, uma quantia que será usada para abater a dívida da empresa.
O restante dinheiro que é necessário para chegar ao objetivo de obter 1,5 a 2 mil milhões com a operação deverá provir da opção que alguns acionistas terão de vender as respetivas posições. O grupo Mondelez, por exemplo, poderá vender a sua quota de 26%. A JAB pretende contudo manter-se o maior acionista.
Esta operação vai avançar em tempos de coronavírus uma vez que a empresa considera que este negócio não será afetado negativamente pela proliferação do vírus. Um aumento da procura por café durante a pandemia ajudou a que a rival Nestlé registasse, nos primeiros três meses de 2020, o crescimento trimestral mais rápido em quase cinco anos.