Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ganhos da Brisa impulsionam bolsa (act)

Os ganhos superiores a 1% da Brisa impulsionaram a bolsa nacional, que acompanhou o sentimento positivo das congéneres europeias. O PSI-20 avançou 0,42%, terminando a segunda semana consecutiva de ganhos.

08 de Setembro de 2006 às 17:03
  • ...

Os ganhos superiores a 1% da Brisa impulsionaram a bolsa nacional, que acompanhou o sentimento positivo das congéneres europeias. O PSI-20 avançou 0,42%, terminando a segunda semana consecutiva de ganhos.

O principal índice da bolsa nacional [psi20] avançou para os 9.982,58 pontos, com 13 acções a subir, quatro a cair e três inalteradas. A bolsa nacional encerrou com um ganho ligeiro na semana, num período em que chegou a negociar acima dos 10 mil pontos.

As congéneres europeias beneficiaram essencialmente da queda do petróleo para níveis mínimos de cinco meses, o que está a contribuir para elevar a confiança dos investidores nos resultados das empresas.

Em Portugal, a Brisa [brisa] foi quem mais se destacou, com um ganho de 1,33% para os 8,39 euros. Logo após o fecho da sessão a empresa emitiu um comunicado a anunciar que a concessionária de auto-estradas e a Mota-Engil, com quotas iguais (26,25% cada), a Somague, com 17,5%, e os grupos bancários BES, Millennium BCP e Caixa Geral de Depósitos, com 10% cada, vão concorrer em consórcio à construção e exploração do novo aeroporto internacional projectado para a Ota e à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal.

A Mota-Engil [egl] apreciou 0,92% para os 4,39 euros e o Banco Comercial Português (BCP) [bcp] ganhou 0,42% para os 2,41 euros, com mais de 11 milhões de títulos negociados. Durante a sessão verificaram-se duas passagens em bolsa referentes ao BCP. A primeira depois das 11h30m, tratando-se de um bloco de 4 milhões de acções a 2,41 euros por unidade e a segunda ocorreu por volta das 15h, com 3 milhões de títulos a passarem a 2,41 euros por acção.

A Energias de Portugal (EDP) [edp] também contribuiu para os ganhos ao somar 0,65% para os 3,09 euros, depois de ter estado a maior parte da semana em queda, essencialmente pressionada pelo facto de duas casas de investimento terem revisto em baixa a recomendação e o preço-alvo para os títulos da eléctrica.

A EDP anunciou hoje que a sua participada Naturgas Energía Grupo reforçou a posição na companhia de gás espanhola Gasnalsa, de 50% para 100%, através de um investimento de 45 milhões de euros.

O Jornal de Negócios noticiou hoje que a EDP quer concluir a venda da operadora de telecomunicações Oni até ao próximo dia 15 de Outubro, segundo fonte oficial da eléctrica.

A Sonae SGPS [son] avançou 1,55% para os 1,31 euros, um dia depois de ter apresentado os resultados referentes ao primeiro semestre. A Lisbon Brokers reforçou a recomendação de "forte compra" para as acções da Sonae SGPS, depois da empresa ter anunciado os resultados do primeiro semestre. O BPI e o Millennium destacaram a "forte performance" da empresa ao nível operacional.

Em sentido contrário encerrou a Cofina [cofi] que desvalorizou 3,07% para os 3,79 euros, depois de também ter divulgado os resultados dos primeiros seis meses do ano. Os lucros líquidos da Cofina, no valor de 3,3 milhões de euros, ficaram 64% abaixo das previsões do BPI, que esperavam lucros trimestrais na ordem dos 9,2 milhões de euros. Os números também ficaram abaixo das previsões do Millennium.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio