Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fusão da LSE com Deutsche Börse leva Euronext a estudar opções

A gestora dos mercados europeus, incluindo a bolsa de Lisboa, contratou bancos para procurarem soluções para o crescimento. Uma das possibilidades é a parceria com a bolsa de Madrid. As acções da BME chegaram a subir mais de 5%.

Miguel Baltazar/Negócios
16 de Março de 2016 às 09:58
  • ...

A Euronext não quer ficar para trás. E depois de alcançada a fusão da LSE com a Deutsche Börse, a gestora de mercados europeia contratou bancos para que procurem alternativas que a mantenham no "jogo". Há, para já, três opções "em cima da mesa", sendo uma delas uma parceria com a bolsa de Madrid.

O jornal francês Les Echos revela esta quarta-feira, 16 de Março, que a Euronext tem duas instituições financeiras a trabalhar para a ajudarem a delinear um plano estratégico tendo em conta o panorama de um mercado que está a mexer: a fusão da fusão da LSE com a Deutsche Börse vai criar uma mega bolsa europeia.


Há três opções a serem ponderadas, sendo que uma das que tem mais destaque, no momento, é a parceria com a bolsa de Madrid. Fonte próxima da gestora dos mercados de Lisboa, Paris, Amesterdão e Bruxelas, diz que "de momento não há avanços concretos, mas os canais de comunicação permanecem abertos". A Bolsas y Mercados Espanoles está a subir 4,93% para 28,545 euros, mas já esteve a subir mais de 5%. A gestora, contactada pela Bloomberg, não comenta.


Esta opção daria mais escala à Euronext, sendo que os analistas lembram também que a bolsa de Milão poderá ser separada da mega bolsa agora criada com o negócio confirmado esta quarta-feira, 16 de Março, pela LSE e a Deutsche Börse. Mas além de mais mercados, a Euronext pode optar por focar-se noutras vertentes do negócio.


O jornal francês afirma que a Euronext poderá procurar reforçar a infra-estrutura dos mercados em áreas como as plataformas de pagamento e de custódia de títulos, mas uma terceira possibilidade poderá passar pelo foco no investimento em novas tecnologias de transacções, conhecidas como "block-chain".

Ver comentários
Saber mais bolsa acções mercados gestora fusões Madrid Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio