Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FP Football Players Fundo ganha 5,2 milhões com transferência de Ronaldo

A cedência, por parte do Sporting Clube de Portugal, dos direitos desportivos sobre Cristiano Ronaldo ao Manchester United Football Club por 15 milhões de euros deverá render 5,25 milhões de euros ao «FP Football Players Fund - Sporting».

13 de Agosto de 2003 às 12:44
  • ...
A cedência, por parte do Sporting Clube de Portugal, dos direitos desportivos sobre Cristiano Ronaldo ao Manchester United Football Club por 15 milhões de euros deverá render 5,25 milhões de euros ao «FP Football Players Fund - Sporting».

Este fundo, gerido pela «holding» First Portuguese Group (FPG), detém 35% do passe do jovem desportista de 18 anos formado na escola do Sporting.

Criado em Dezembro de 2001, o «FP Football Players Fund», permite aos investidores, em particular aos clientes de «private banking», a aquisição de uma fracção do passe dos jogadores do Sporting que pertencem ao fundo.

Entre os jogadores que já constaram na lista do fundo fazem parte Hugo Viana, cedido por 12,5 milhões de euros ao Newcastle United F.C. na época passada e Ricardo Quaresma que, no passado dia 17 de Julho, deixou as fileiras do clube de Alvalade para se juntar ao Futbol Club Barcelona, por um montante que oscilará entre 6 e 8 milhões de euros.

Segundo os termos do contrato de cedência de Quaresma, o valor final da transferência do jogador vai depender da sua performance que tiver ao serviço do Barcelona na época desportiva de 2003/2004.

Assim, o «FP Portuguese Football Players» que detinha 30% do passe de Ricardo Quaresma, deverá arrecadar entre 1,8 e 2,4 milhões de euros.

Como resultado dessa venda, o fundo reforçou nessa altura a posição em diversos jogadores e juntou à lista os passes de Niculae e Danny.

Com a saída de Cristiano Ronaldo e Quaresma, fica em aberto a possibilidade da aquisição de parte de novos passes de jogadores.

Acções do Sporting disparam 8,03%

As acções da Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD dispararam ontem 8,03% para os 2,96 euros por acção, o valor mais elevado desde 10 de Fevereiro deste ano, após ter sido conhecido o desfecho final das negociações com o Manchester United quanto à transferência de Cristiano Ronaldo.

A liquidez associada ao papel também teve um forte empurrão com a notícia da cedência do jovem jogador formado na escola do Sporting.

Na sessão de ontem foram negociados cerca de 6,9 mil títulos, contra uma média diária de 4,9 mil acções.

De acordo com um comunicado ontem emitido pela SAD junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting «cedeu ao Manchester United Football Club» pelo «valor de 15 milhões de euros».

No entanto, estes números divergem dos constantes na Financial Services Authority (a correspondente à CMVM no nosso país), onde o valor da transferência que consta do comunicado do Manchester United é de 17,35 milhões de euros.

Os títulos da Sporting SAD seguima inalterados, em 2,89 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio