Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Europa valoriza com especulação de mais estímulos da Fed

A entrada dos rebeldes líbios e a expectativa de novos estímulos da Fed à economia dos EUA, impulsionam as acções europeias que recuperam de mínimos de dois anos.

22 de Agosto de 2011 às 13:41
  • ...
O índice de referência para a Europa, Stoxx 600, aprecia 1,77% para 227,07 pontos e corrige parte das perdas que somou nas últimas quatro semanas e que levou o índice de referência para mínimos de dois anos. Na última sexta-feira o índice desceu para mínimos de 29 de Julho de 2009.

A petrolífera italiana Eni valoriza 5,80% para 13,20 euros e está a liderar os ganhos entre as petrolíferas europeias, que sobem animadas pela expectativa de que a entrada dos rebeldes líbios acelere a queda do regime de Khadafi e permita retomar a produção de petróleo no país, que declinou mais de 90% desde Fevereiro, mês em que começou o levantamento popular na Líbia.

A Petrofac disse hoje que tenciona candidatar-se à extracção de petróleo na Líbia depois do final do actual conflito e vê as suas acções progredirem 3,6% para 12,10 libras esterlinas (13,83 euros).

Também a impulsionar está a cotada russa de extracção de minérios como o ouro e a prata, Petropavlovsk, cujas acções negoceiam em Londres, sobe 6,4% para 780,5 pence depois de o Citigroup ter recomendado as suas acções. Hoje de manhã o ouro renovou um máximo histórico ainda antes da abertura das praças europeias.

O metal precioso valorizou impulsionado por expectativas de que a Reserva Federal venha a sinalizar a introdução de mais estímulos para a maior economia do mundo. Os responsáveis pela política monetária dos EUA reúnem-se esta semana em Jackson Hole e antecipa-se o comunicado que será feito no final da semana.

“Acreditamos que a Fed vai querer tranquilizar o mercado e podem usar o simpósio de Jackson Hole na sexta-feira para o fazer”, disse o estratega do Royal Bank os Scotland, Graham Bishop, à Bloomberg. “O compromisso da Fed para manter as taxas inalteradas até 2013 é, indiscutivelmente, o percursor de um anúncio político mais significativo”.


Os ganhos das principais praças europeias oscilam entre 1,40%, no caso do índice alemão DAX, e o avanço de 2,81% do parisiense CAC-40. O Footsie 100 progride 2,20% e o holandês AEX sobe 2,75%.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio