Notícia
Europa segue a valorizar em dia sem EUA
As bolsas europeias seguiam a ganhar, num dia que será condicionado pelo facto de os mercados norte-americanos estarem encerrados. O índice alemão, DAX, liderava os ganhos, valorizando 0,50%. Entre as empresas, a FIAT caía depois de o presidente-executivo
As bolsas europeias seguiam a ganhar, num dia que será condicionado pelo facto de os mercados norte-americanos estarem encerrados. O índice alemão, DAX, liderava os ganhos, valorizando 0,50%. Entre as empresas, a FIAT caía depois de o presidente-executivo da empresa se ter demitido.
O índice de referência DJ Stoxx 50 seguia a subir 0,20% para os 2.674,61 pontos. Durante este mês, o índice recuou 1,3%, enquanto o Stoxx 600 perdeu 0,8% e o Euro Stoxx 50 desceu 1,7%.
As bolsas dos Estados Unidos estarão encerradas hoje devido ao feriado do «Memorial Day», que homenageia os veteranos da Segunda Guerra Mundial. Igualmente encerrada para festejar este feriado está a bolsa de Inglaterra. No resto da Europa, os índices da Dinamarca, Áustria, Grécia, Noruega, Suécia e Suíça também não negoceiam.
Com as bolsas de Nova Iorque e Londres encerradas, o crude e o «brent» também não negoceiam hoje. No entanto, na bolsa de Tóquio os futuros de crude subiam mais de 2,5%, na sequência dos incidentes registados na Arábia Saudita este fim-de-semana.
Na Alemanha, o DAX seguia a ganhar 0,50% para os 3,922,13 pontos. A Man, fabricante de camiões, perdia 0,9% para 30,00 euros, com a perspectiva de enfrentar greves e paragens de produção. Os trabalhadores protestam contra os planos de aumento dos horários laborais.
O índice francês, CAC-40, subia 0,41% para 3.667,01 pontos, com a Alstom a valorizar 4,3% para os 0,98 euros. A empresa de engenharia assegurou financiamento no valor de oito mil milhões de euros para reestruturar a sua actividade.
Em Espanha, o IBEX perdia 0,2% para os 7.950 pontos. As acções da Antena 3 recuavam 1,2% para 41,10 euros depois de a Fidelity International ter reduzido a sua participação no capital da cadeia de televisão dos 3% para os 2,9%.
O holandês AEX ganhava 0,06% para 337.15 pontos. A Royal Ahold desceu 1,4% para 6,33 euros. A empresa recebeu um aviso por escrito da bolsa holandesa por ter atrasado a informação em relação a fraude contabilística na sua divisão alimentar nos EUA.
Em Itália, a FIAT caía 2,4% para os 5,66 euros. As acções da construtora de automóveis recuavam depois de ontem o presidente-executivo da empresa, Giuseppe Morchio, ter apresentado a demissão.