Notícia
Euronext confirma João Freixa para presidente da Bolsa nacional
A Euronext NV confirmou hoje que nomeou João Freixa, ex-presidente do Barclays Portugal, para CEO da Euronext Lisbon, depois da renúncia ao cargo de Manuel Alves Monteiro.
Num comunicado a Euronext, plataforma bolsista europeia na qual a Bolsa nacional está integrada, afirma que a empresa pretende nomear também João Freixa como membro da Comissão Executiva da Euronext.
A nomeação será ratificada pelos accionistas da Euronext na assembleia geral de 22 de Maio de 2003 e terá de ser aprovada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Na mesma fonte a Euronext diz que João Freixa, com 46 anos, «é uma figura chave do sector financeiro português, e tem uma grande experiência no corporate finance, banca privada e de retalho, gestão de activos, corretagem e seguros».
«Estamos muito contentes em dar as boas vindas a João Freixa na gestão da Euronext, e estamos certos que a nova colaboração vai dar frutos e ser positiva, no contexto da integração eficiente da Euronext Lisbon, eficientemente iniaciada por Alves Monteiro», afirma no mesmo comunicado Jean-François Théodore, presidente da Euronext.
A Euronext Lisbon tem prevista para 11 de Julho a integração total na Euronext, que inclui ainda as Bolsas de Paris, Amesterdão e Bruxelas.