Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext avança com proposta para comprar bolsa italiana. SIX apresenta proposta mais elevada

Além da proposta da Euronext, há ainda outras duas em cima da mesa. De acordo com a Reuters, foi a bolsa suíça Six que apresentou a oferta mais elevada.

Capitalização bolsista do PSI-20
14 de Setembro de 2020 às 09:17
  • ...
Depois de falhar Madrid, a Euronext está a tentar comprar a bolsa italiana. O grupo avançou oficialmente com uma proposta não vinculativa, juntando-se às outras ofertas já em cima da mesa. A bolsa suíça foi a que ofereceu o valor mais elevado.

"A Euronext confirma a apresentação de uma proposta não vinculativa à London Stock Exchange Group para comprar a Borsa Italiana", refere a entidade num comunicado enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Esta parceria, diz, inclui o CDP Equity e o Intesa Sanpaolo, não sendo ainda "certo que isto levará a uma transação". 

"A combinação da bolsa italiana e a da Euronext irá criar um 'player' líder nos mercados de capital da Europa continental, onde Itália seria a principal fonte de receita para o grupo", afirma a Euronext no mesmo comunicado, adiantando ainda que "um novo anúncio será feito quando for apropriado". 

Na semana passada, a Euronext confirmou, num comunicado, "estar em discussão com a Cassa Depositi e Prestiti para apresentar uma proposta à London Stock Exchange para a compra do negócio e de ativos chave da Borsa Italiana". 

Este passo é dado depois de ter falhado a aquisição da gestora do mercado de capitais do país vizinho. A Euronext acabou por recuar na compra da Bolsas y Mercados Españoles (BME) em março deste ano, num período marcado pela pandemia.

Bolsa suíça apresenta proposta mais elevada
A proposta da Euronext junta-se às que foram apresentadas pela Deutsche Boerse e pela bolsa suíça Six, que foi, segundo a Reuters, a que apresentou a oferta mais elevada pela Borsa Italiana. 

Fontes próximas do processo adiantaram à agência que as três ofertas pela bolsa italiana se situam entre os 3,5 mil milhões e os 4 mil milhões de euros, com a da Six a superar as outras duas propostas em termos de valor. 

A London Stock Exchange, que assumiu o controlo da Borsa Italiana em 2007 por 1,6 mil milhões de euros, está agora a tentar vendê-la para cumprir os remédios impostos pelos reguladores após a aquisição da Refinitiv, de 27 mil milhões de euros. 

(Notícia atualizada às 11:16 com mais informação)

 

Ver comentários
Saber mais Euronext Borsa Italiana CMVM
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio