Notícia
Euro sobe com queda do índice de produção manufactureira de Chicago
O euro obteve hoje uma valorização de contra o dólar após queda inesperada do índice de produção manufactureira de Chicago para os 48,1 pontos. A previsão de Setembro para este índice apontava para os 53 pontos.
Cada unidade da moeda única [EUR] valia 0,9879 dólares, mais 0,71% que no fecho de sexta-feira passada.
A queda dos mercados bolsistas americanos foi um dos motivos para a diminuição da procura de moeda norte-americana. No entanto, os ganhos da moeda europeia foram limitados devido à também queda dos mercados bolsistas europeus.
O impasse em relação a um ataque dos EUA contra o Iraque é outra causa da queda da moeda norte-americana. Os analistas dizem que um ataque, quer seja unilateral ou não, vai prejudicar a cotação da moeda.
O iene registou hoje a maior subida das últimas quatro semanas contra o dólar. Uma valorização devida à substituição de Hakuo Yangisawa por Heizo Takenaka na pasta das Finanças.
O mercado estima que o novo responsável permitirá ao Estado japonês um maior auxílio aos bancos na solvência da dívida derivada do crédito mal parado, que ascende a 435 milhões de euros.