Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro pouco alterado na véspera da divulgação do IPC na Zona Euro

O euro manteve-se hoje pouco alterado face ao dólar com os mercados à espera da divulgação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) na Zona Euro amanhã. Os analistas esperam que a inflação venha a superar a meta de 2% estabelecida pelo BCE.

17 de Agosto de 2000 às 16:38
  • ...
O euro manteve-se hoje pouco alterado face ao dólar com os mercados à espera da divulgação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) na Zona Euro amanhã. Os analistas esperam que a inflação venha a superar a meta de 2% estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE).

A moeda única registava hoje uma desvalorização de 0,14% para os 0,9148 dólares. O euro manteve-se dentro de um limite mínimo de 0,9116 dólares e um máximo de 0,9167 dólares.

O IPC dos onze países da Zona Euro vai ser divulgado amanhã e as estimativas realizadas pela agência Bloomberg apontam para uma subida de 0,2% no mês de Julho e 2,4% face ao período homólogo do ano anterior.

A subida do preço do petróleo tem vindo a exercer pressões inflacionistas na Europa, tornado-se provável a intervenção do BCE através de um aumento das taxas de juro, por forma a controlar a subida continua e generalizada dos preços.

O Departamento do Trabalho nos Estados Unidos divulgou hoje que os pedidos de subsídios de desemprego têm vindo a aumentar, o que indicia um abrandamento da economia norte-americana, uma vez que há menos indivíduos a trabalhar a produção da economia também será menor.

Estes dados indiciam que a Reserva Federal (FED) norte-americana não deverá proceder a um aumento das taxas de juro na próxima reunião, a realizar na próxima semana.

A taxa de juro é um instrumento de política monetária utilizado pelos bancos centrais para controlar a inflação. Um aumento dos juros incentiva a poupança e trava o crescimento da inflação.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio