Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro pouco alterado com expectativas manutenção juros na Zona Euro

O euro recuava 0,09% face ao dólar, prejudicado pelas expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) não irá baixar a sua principal taxa de juro nos próximos tempos, contrariando as expectativas do mercado.

09 de Julho de 2001 às 17:45
  • ...
O euro recuava 0,09% face ao dólar, prejudicado pelas expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) não irá baixar a sua principal taxa de juro nos próximos tempos, contrariando as expectativas do mercado.

A moeda única negociava nos 0,8468 dólares e desvalorizava 0,31% relativamente à divisa nipónica, transaccionando nos 106,27 ienes.

«O BCE reforçou na semana passada a ideia de que não deverá baixar as taxas antes de Agosto, o que contrariou um pouco as expectativas do mercado», prejudicando o euro face às restantes divisas, defendeu Leonardo Silva, analista do Banco Finantia.

No entanto, o mesmo analista referiu que, apesar de ser «pouco provável» uma descida dos juros ainda este mês, «este é um cenário que ainda não está completamente afastado», sendo necessário aguardar pelas próximas reuniões do BCE, que se irão realizar a 19 de Julho e a 2 de Agosto.

A autoridade monetária europeia manteve a sua taxa directora inalterada nos 4,5%, na sua última reunião, que teve lugar na passada quinta-feira, continuando a aguardar por sinais de recuo das pressões inflacionistas antes de baixar o preço do dinheiro na Zona Euro.

A inflação da Zona Euro aumentou em Maio para os 2,9%, afastando-se do objectivo de 2% traçado pelo BCE. A descida dos juros costuma impulsionar o investimento e o consumo, ao reduzir os custos afectos à contracção de financiamentos, mas pode levar ao aumento das pressões inflacionistas, devido ao incremento da procura.

A produção industrial da Alemanha, a maior economia da Zona Euro, cresceu 0,9% em Maio, face a Abril, superando os 0,3% previstos pelos analistas, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério das Finanças germânico.

«Estes números não vieram alterar as expectativas de que os próximos indicadores económicos serão fracos na Zona Euro», afirmou o analista do Banco Finantia, sublinhando que as previsões do mercado relativamente à «evolução do euro são negativas e não se perspectivam boas notícias em termos de valorização da moeda nos próximos tempos».

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio