Notícia
Euro pouco alterado à espera de dados económicos da Zona Euro
O euro segue pouco alterado face ao dólar à espera que sejam divulgados, ainda esta semana, os dados referentes ao desemprego e à inflação da Zona Euro. As previsões indicam que a taxa de desemprego pode cair para o valor mais baixo de sempre e a inflação
O euro segue pouco alterado face ao dólar à espera que sejam divulgados, ainda esta semana, os dados referentes ao desemprego e à inflação da Zona Euro. As previsões indicam que a taxa de desemprego pode cair para o valor mais baixo de sempre e a inflação ficar acima dos 2%, limite máximo estabelecido pelo Banco Central Europeu (BCE).
Nos Estados Unidos aguarda-se também a divulgação dos dados referentes ao crescimento económico. As estimativas apontam para uma aceleração da maior economia do mundo impulsionada pelo aumento dos gastos dos consumidores.
O euro [eur] segue a valorizar 0,03% para os 1,2919 dólares.
Entretanto, o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, afirmou numa entrevista à RTL Radio e à LCI Television que o crescimento da massa monetária da Zona Euro valida a subida da taxa de juro. Em Dezembro, o crescimento da massa monetária da Zona Euro totalizou 9,7%, o que representa o valor mais elevado dos últimos 17 anos.
Os dados referentes à Zona Euro vão ser conhecidos na próxima quarta-feira e deverão indicar que a taxa de desemprego ficou nos 7,6% em Dezembro e que a taxa de inflação subiu para os 2,1%, de acordo com os analistas contactados pela Bloomberg.
O iene caiu para o valor mais baixo dos quatro ano face ao dólar depois do governo japonês ter anunciado uma queda das vendas a retalho.
Em Dezembro, as vendas a retalho no Japão caíram 0,3% face ano anterior, a maior queda dos últimos oito meses.