Notícia
Euro cai depois da divulgação da confiança dos empresários na Alemanha
A divisa europeia caiu hoje para o nível mais baixo desde 18 de Maio ao atingir os 0,8957 dólares, depois do IFO, instituto de estatística alemão, ter divulgado que a confiança dos empresários na Alemanha registou uma quebra.
A moeda única registava, às 15h00, uma queda de 0,60% para os 0,8963 dólares e variou num intervalo compreendido entre os 0,9034 dólares e os 0,8957 dólares.
O «indicador tinha decepcionado nos últimos dois meses, estava-se à espera que recuperasse, o que não aconteceu, reforçando a ideia de que a economia europeia atingiu o seu pico de crescimento, o que diminui a atractividade dos activos europeus em detrimentos dos norte-americanos», levando à desvalorização do euro face ao dólar, referiu um economista contactado pelo Canal de Negócios.
O Índice de Confiança na Alemanha caiu 1,2% para os 99,1 pontos. Em Junho desceu de 102 pontos, registados em Maio, para 100,4 pontos.
A «confiança dos empresário em relação ao futuro não é positiva e se os empresários não estão confiantes, se pensam que não vão enfrentar uma grande procura a economia também não vai andar bem», gerando a expectativa de que a economia alemã não irá crescer ao mesmo ritmo.
Este indicador registou uma queda apesar da «reforma fiscal efectuada na Alemanha, que deveria ter sido positiva para as empresas», adiantou ainda o economista.
Na opinião do mesmo economista, «o euro está próximo do mínimo desde o seu lançamento e é possível que o mercado assista a uma queda da moeda única nos próximos dias».