Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro acelera com especulações em torno da substituição de John Snow

O euro registou hoje a subida mais acentuada das últimas seis semanas, com a especulação em torno do substituto de John Snow, o actual Secretário do Tesouro norte-americano, que se considera que irá favorecer um dólar fraco.

30 de Maio de 2006 às 10:26
  • ...

O euro registou hoje a subida mais acentuada das últimas seis semanas, com a especulação em torno do substituto de John Snow, o actual Secretário do Tesouro norte-americano, que se considera que irá favorecer um dólar fraco.

A divisa europeia [eur] seguia a subir 0,8% para os 1,2852 dólares. Ao longo da manhã, chegou a apreciar um máximo de 0,92% para os 1,2868 dólares, o valor mais elevado desde quarta-feira passada.

John Snow, o actual Secretário do Tesouro dos EUA, afirmou a membros do partido Republicano com ligações ao Tesouro que pretende abandonar o cargo no final de Junho, de acordo com a agência Bloomberg.

O actual detentor da pasta do Tesouro sempre defendeu publicamente a política do "dólar forte" introduzida pela Administração Clinton, embora na prática tenha permitido que, entre 2002 e 2004, o dólar recuasse por ano, respectivamente, 17,95%, 20,04% e 7,61%. Desde o início deste ano, a divisa europeia já apreciou 8,4%.

A especulação em torno de quem irá assumir a pasta do Tesouro já começou e o nome de Donald Evans, ex-Secretário do Comércio e amigo pessoal de George W. Bush, é um dos nomes já avançados pelo britânico Times, na sua versão «on-line».

Segundo o jornal, Don Evans terá maior tendência a manter o dólar fraco como forma de impulsionar as exportações norte-americanas, dado que o seu percurso passado político. De acordo com o Times On-line, quem ocupou o cargo e tinha um passado ligado à indústria ou política "tem ficado satisfeitos e até ansiosos por ver o dólar depreciar".

Na Zona Euro foi divulgada a massa monetária, um dos indicadores mais seguidos pelo Banco Central Europeu para a definição da política monetária. A massa monetária (M3) na Zona Euro aumentou ao ritmo mais elevado de quase três anos em Abril. O M3 cresceu 8,8% no mês em análise em termos homólogos depois de ter avançado 8,6% em Março. Este foi o ritmo maior desde Julho de 2003.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio