Notícia
EUA conta com investidores estrangeiros na compra de títulos do Tesouro
A decisão do presidente dos EUA George W. Bush em abandonar os planos de aumento dos gastos em segurança pública e formação profissional, está a preparar os investidores de títulos do Tesouro norte-americano para o aumento de dívida e yields mais elevadas
A decisão do presidente dos EUA George W. Bush em abandonar os planos de aumento dos gastos em segurança pública e formação profissional, está a preparar os investidores de títulos do Tesouro norte-americano para o aumento de dívida e yields mais elevadas.
As vendas de notas do Tesouro dos EUA poderá exceder os 800 mil milhões de dólares (636 mil milhões de euros) este ano, para financiar o défice orçamental recorde que irá deslizar em mais de 500 mil milhões de dólares (398 mil milhões de euros) no ano fiscal que termina a 30 de Setembro próximo, divulgou a Bloomberg citando analistas dos bancos Merrill Lynch e Barclays Capital.
O aumento das compras de títulos do Tesouro por investidores estrangeiros contribui para a manutenção das yields em níveis baixos. Estes investidores detêm cerca de 42% da dívida governamental, que excede os 3,5 biliões de dólares (2,8 biliões de euros) em títulos de dívida transaccionáveis, em Novembro de 2003, acima da média de 37% dos últimos 5 anos.
"A emissão de títulos de dívida pública dos EUA irá continuar a aumentar enquanto o deficit deslizar", afirmaram os analistas Jorge Garayo e Gianluca Salford, do escritório londrino da JP Morgan.