Notícia
Elite expande-se com primeiro lançamento no norte do país
A rede do grupo Euronext direcionada para PME dá hoje as boas-vindas a cinco novas empresas no lançamento do seu quarto grupo em Portugal.
O grupo Euronext, dono da bolsa de Lisboa, já conta com um quarto grupo de empresas que vão participar da rede Elite – que reúne uma comunidade de empresas, consultores e parceiros – e que, desta vez, se expande à região norte de Portugal.
A Barpa (Grupo Argon), Extra Transportes, Lipimalhas, Tech4Home e Vizelpas são as empresas que passam a partir de hoje a integrar a rede Elite, representando uma ampla diversidade de setores, incluindo tecnologia, bens e serviços industriais, e bens de consumo e retalho. As cinco novas empresas pretendem ser apoiadas por este ecossistema europeu de PME, tendo em vista as necessidades de financiamento do crescimento.
Este novo grupo é o primeiro lançado com a colaboração da AEP (Associação Empresarial de Portugal) e da Católica Porto Business School como parceiro académico.
A adesão deste novo grupo de empresas portuguesas à Elite "reforça a expansão contínua e a crescente relevância da rede, que passa a contar com 29 empresas nacionais de 14 setores distintos. Estas empresas, em conjunto, geram receitas anuais agregadas de 1,8 mil milhões de euros e empregam mais de 11.600 pessoas em todo o país", aponta a Euronext em comunicado.
Como membros da Elite, estas empresas terão acesso aos vastos recursos e competências da Euronext, concebidos para impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo.
Esta parceria, recorde-se, visa facilitar o acesso a três fontes fundamentais de capital: educativo, relacional e financeiro. O programa oferece ferramentas financeiras alternativas, privadas e públicas, além de acesso direto aos mercados, permitindo às empresas expandirem-se globalmente e consolidarem as suas posições de mercado.
Em colaboração com a Católica Porto Business School, a Elite implementará um programa abrangente e estruturado em três partes, com o objetivo de reforçar as capacidades estratégicas das empresas participantes.
No âmbito desta jornada formativa, as empresas terão ainda acesso a quatro workshops internacionais organizados e desenvolvidos pela Elite, focados em temas cruciais, como negociação em contextos complexos, capital privado e público para crescimento sustentável, sustentabilidade, e atração e retenção de talento. Estes workshops decorrerão em mercados estratégicos da rede, incluindo Paris, Lisboa, Amesterdão e Milão.
"Valorizamos a importância do crescimento e desenvolvimento de empresas portuguesas de elevado potencial, pelo que estamos entusiasmados por anunciar o lançamento deste quarto grupo em Portugal e da primeira iniciativa da Elite no Porto. Ao colaborar com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Católica Porto Business School, pretendemos apoiar e fortalecer as capacidades estratégicas destas empresas enquanto traçam o seu percurso de crescimento e sucesso. A nossa rede portuguesa em crescimento inclui agora 29", sublinha Marta Testi, CEO da Elite.
Desde a criação da Elite, as empresas que integram a rede já angariaram cerca de 22 mil milhões de euros através de mais de 2.000 transações corporativas. "Com este novo grupo, a Elite reafirma o seu compromisso de capacitar pequenas e médias empresas privadas para escalar globalmente, e a expandir a sua presença em Portugal e na Europa", refere a rede.