Notícia
EDP Renováveis quer membro independente para chairman
O atual CEO da EDP e EDP Renováveis, que também assumiu o papel de chairman na subsidiária de energias limpas, vai abdicar deste último cargo a favor de um membro independente.
"Vou assumir os dois cargos temporariamente", afirmou Miguel Stilwell de Andrade, referindo-se aos papéis de CEO e chairman da EDP Renováveis. Na Assembleia Geral de acionistas será introduzido um novo chairman, independente, acrescentou.
Miguel Stilwell de Andrade mantém os dois restantes cargos que assumiu dentro do grupo: CEO da EDP e da EDP Renováveis, e será acompanhado nestas funções, em ambas as empresas, por Rui Teixeira, como CFO. Esta constante na administração de ambas as empresas tem como objetivo "o alinhamento estratégico" que está ligado a um "benefício para os acionistas", explica o CEO.
Mas as mudanças na administração não ficam por aqui, sendo que a empresa procura uma estrutura "mais linear, mais diversa e mais independente", nas palavras de Stilwell de Andrade. O conselho de administração vai ser reduzido de 15 para 12 membros, os diretores executivos passarão de 4 a 2, isto é, CEO e CFO.
Na sequência destas mudanças, a percentagem de mulheres no board aumenta de 20% para 33%, metade dos membros do conselho serão independentes, ao invés dos anteriores 40% e todos os diretores independentes estarão presentes em comités executivos.
(Notícia em atualizada às 14:44)