Notícia
Dúvidas quanto à expansão económica quebram bolsas dos EUA
As principais praças norte-americanas interromperam o movimento de subida, depois de os dados relativos às vendas no retalho e aos preços de importação não terem tranquilizado os investidores relativamente ao ritmo da expansão económica nos Estados Unidos
As principais praças norte-americanas interromperam o movimento de subida, depois de os dados relativos às vendas no retalho e aos preços de importação não terem tranquilizado os investidores relativamente ao ritmo da expansão económica nos Estados Unidos. Só o Nasdaq, suportado pelas tecnológicas, conseguiu encerrar com um ganho ligeiro.
O Dow Jones [indu] encerrou a sessão a perder 0,14%, nos 11.527,39 pontos, e o Standard & Poors [spx] fechou a ceder 0,14%, nos 1.316,28 pontos. Em contrapartida, o índice tecnológico Nasdaq [ccpm] terminou a subir 0,05%, nos 2.228,73 pontos.
"O mercado está a contar com uma direcção muito precisa: crescimento que não seja demasiado forte – para conter a inflação – mas que também não seja tão frágil que reduza os resultados das empresas", disse à Bloomberg um estratega da Sanford C. Bernstein, Vadim Zlotnikov. "Isso poderá acontecer, mas é uma probabilidade fraca", acrescentou.
A General Electric, segunda maior empresa mundial em valor de mercado, bem como a Boeing – número dois dos aviões comerciais – lideraram as perdas.
Os investidores aguardam pelo relatório, a ser divulgado amanhã, relativo aos preços no consumidor – o que ajudará a Reserva Federal a avaliar a ameaça inflacionista.