Notícia
Do apocalipse do Facebook aos idosos de 115 anos: Estes são os cisnes negros de 2022
Os analistas do Saxo Bank, à semelhança dos últimos anos, já fizeram a sua lista das 10 maiores improbabilidades de 2022. São estes os seus cisnes negros.
Governos apostam em combustíveis fósseis
Facebook perde 30% e monopólio de Zuckerberg é destruído
Eleições intercalares nos EUA provocam uma crise constitucional
Inflação dispara para os 15% nos EUA
Neste cenário, os analistas do Saxo projetam uma inflação de 15% nos EUA, no quarto trimestre de 2022, a par de um aumento de salários na mesma proporção, num contexto de baixa procura pelos empregos existentes. E isto a conjugar com a crise energética.
"A liderança de Jerome Powell [presidente do banco central dos EUA] comete os mesmos erros que observámos na Fed nas décadas de 1970 e 1980, altura em que o Índice de Preços no Consumidor atingiu um pico de 11,8%.
Com a continuação da reabertura da economia pós-pandemia, "Powell assiste impávido à crise, com a crença cega de que milhões de americanos vão responder a cerca de 10,4 milhões de vagas de emprego", diz o Saxo.
"Mas isso é completamente errado. Alguns reformaram-se cedo devido à crise pandémica e, portanto, deixaram de forma permanente o mercado laboral", escrevem os analistas do Saxo.
Perante este fenómeno, "os trabalhadores despertam e exigem mais condições de trabalho, salários mais altos". Está criado a moldura para a taxa de crescimento dos rendimentos díspares para os dois dígitos.
Em consequência "a inflação dos EUA atinge um ritmo anual acima dos 15% antes do início de 2023, a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial".
Paris impulsiona "superfundo" europeu alimentado por pensões
Mulheres tomam conta do Reddit
Índia entra para o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG)
NFT substituem Spotify e Apple Music
Corrida à tecnologia militar hipersónica acelera "à velocidade do som"
A maior rivalidade entre os EUA e a China em todas as frentes - desde a económica até à militar -, assim como a concorrência entre UE, Índia e Israel por uma tecnologia militar avançada, tornam esta corrida ainda mais agressiva.
"As capacidades supersónicas representam uma ameaça e uma mudança de jogo, abalando a estratégia militar da última década", prognosticam dizem analistas do Saxo Bank. Nesta corrida, "as mais beneficiadas são empresas como a Raytheon, que constroem tecnologia hipersónica", defendem os analistas neste cenário de cisne negro.
Ciência prolonga esperança média de vida para mais 25 anos
Até 1697, acreditava-se que só existiam cisnes brancos. Mas, nesse ano, foi avistado um cisne negro na Austrália, o que deitou por terra a teoria da exclusividade da espécie branca.
Mais tarde, em 1758, o sueco Carl Linnaeus introduziu as descrições formais de todas as espécies animais e vegetais, e o cisne negro foi posteriormente descrito, em 1790, pelo naturalista inglês John Latham. Quase 100 anos depois do primeiro avistamento, "ganhou vida" e tornou-se real - nos livros.
Em 2007, o libanês Nassim Taleb, professor na Universidade de Nova Iorque, escreveu um livro precisamente com o título 'The Black Swan', descrevendo o cisne negro como um acontecimento bastante raro e improvável, com um grande impacto no sistema social, político e financeiro em caso de concretização.
Os analistas do Saxo Bank, à semelhança dos últimos anos, já fizeram a sua lista das 10 maiores improbabilidades de 2022. São estes os seus cisnes negros.