Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desvalorização do BCP pressiona Euronext Lisbon

O PSI-20 descia 1,30%, seguindo a negociar pressionado pela queda dos títulos do Banco Comercial Português, que perdiam mais de 4%. O anúncio da venda de 110 milhões de acções do BCP pela CGD está a arrastar a cotação do título do maior banco privado port

19 de Julho de 2004 às 12:32
  • ...

O PSI-20 descia 1,30%, seguindo a negociar pressionado pela queda dos títulos do Banco Comercial Português, que perdiam mais de 4%. O anúncio da venda de 110 milhões de acções do BCP pela CGD está a arrastar a cotação do título do maior banco privado português. No PSI-20 apenas dois títulos seguiam a subir.

O PSI-20 caía 1,30% para 7.216,83 pontos, com 13 empresas em queda, cinco inalteradas e duas a subir. Na Europa, a tendência também era de perdas, com os resultados e previsões de empresas a pressionarem os índices.

O Banco Comercial Português (BCP) [BCP] anunciou hoje que chegou a acordo para vender 100% de três companhias do ramo não-vida da Seguros e Pensões à CGD, por um valor de 343 milhões de euros. Ao banco holandês Fortis, o BCP cederá 50% do capital de quatro companhias do ramo Vida da Seguros e Pensões a troco de 500 milhões de euros.

A Caixa Geral de Depósitos irá vender 110 milhões de acções do BCP em dois dias, operação que está a pressionar os títulos do banco, segundo afirmam os operadores.

«Esta queda não vem, na minha opinião, dos resultados do BCP ou do anúncio da venda das unidades da Seguros e Pensões, mas mais do facto da CGD vender 110 milhões de acções do BCP a um preço a rondar os 1,75 euros. Se não fosse este dado penso que o mercado teria gostado do que foi hoje anunciado» afirmou ao Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt ) Francisco Guarmon, da Probolsa.

«Parece-me provável que a queda do BCP esteja ligada à notícia da venda das acções da CGD, já que o banco apresentou resultados acima das expectativas, e por isso a queda não virá daí», afirmou um outro operador ao Jornal de Negócios Online.

Já foram negociados mais de 20 milhões de títulos do Banco Comercial Português nesta sessão. Às 8h00 da manhã foi transaccionado um bloco de 1,57 milhões de acções a um preço de 1,80 euros e às 10h01 negociou-se outro bloco de 1,15 milhões de acções a 1,75 euros.

Ainda na banca, o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] perdia 0,37% para 13,45 euros, enquanto o Banco BPI [BPIN] cedia 0,33% para 3,03 euros.

A Portugal Telecom (PT) [PT] recuava 0,58% para 8,52 euros, enquanto a subsidiária PT Multimédia [PTM] subia 0,69% para 17,62 euros, num dia que os operadores consideram «de fraca liquidez, exceptuando, obviamente, o BCP».

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] caía 0,84% para 2,36 euros, com perto de quatro milhões de acções negociadas. A PT, o BCP e a EDP estão entre as mil maiores empresas do mundo, segundo a «Business Week».

As acções da Brisa depreciavam 0,83% até aos 5,94 euros. O Governo em funções depois da saíde Durão Barros para a Comissão Europeia teve como uma das suas últimas medidas a homologação da alteração accionista do consórcio Brisal e a não necessidade legal de proceder a um concurso público para as empreitadas de construção da Litoral Centro por parte deste agrupamento.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio