Notícia
Crise no crédito imobiliário chega a Portugal
A crise do mercado hipotecário de elevado risco nos Estados Unidos chegou a Portugal. Ontem, o BNP Paribas anunciou que três dos seus fundos expostos ao mercado "subprime" estão congelados desde terça-feira, ou seja, os investidores não podem resgatar o c
A crise do mercado hipotecário de elevado risco nos Estados Unidos chegou a Portugal. Ontem, o BNP Paribas anunciou que três dos seus fundos expostos ao mercado "subprime" estão congelados desde terça-feira, ou seja, os investidores não podem resgatar o capital investido. Um desses fundos, o Parvest Dynamic ABS, é distribuído no mercado nacional a retalho em três instituições: ActivoBank7, Banco Best e Banco BIG.
O BNP Paribas não quis tornar público o número das primeiras "vítimas" portuguesas desta crise que afecta os mercados mundiais há várias semanas. Em declarações ao Jornal de Negócios, a delegação do banco francês em Portugal apenas afirmou que era um "número com muito pouca expressão". Os bancos que distribuem o fundo no mercado a retalho também preferiram não avançar com o número dos seus clientes que foram afectados, embora alguns tenham dito ser muito pequeno.