Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos investidores da zona euro afunda até níveis de julho de 2020

A confiança dos investidores da zona euro recuou de forma significativa, recuando até níveis que não eram vistos desde julho de 2020. Os dados foram divulgados pela Sentix esta segunda-feira.

Investidores estão a procurar proteção contra o risco associado à guerra, enquanto avaliam o impacto das sanções e as reações das várias empresas.
Timm Reichert/Reuters
04 de Abril de 2022 às 10:28
  • ...

A confiança dos investidores recuou significativamente em abril, revelam os dados da consultora Sentix, divulgados esta segunda-feira. Este indicador recuou para -18, contra os anteriores -7 registados em março. Este é o valor mais baixo da confiança dos investidores desde julho de 2020. 


"Dado que a situação é agora também negativa, deve ser assumido o início de uma recessão", indicam estes dados da Sentix. Estes dados estão muito abaixo daquilo que era antecipado, na ordem de -9,2 pontos. 


O comentário que acompanha estes dados nota que, em março, já era visível o efeito da guerra na Ucrânia na confiança dos investidores. Um mês depois, com o conflito ainda em curso, esta quebra está a ser alimentada pela "queda acentuada na avaliação da situação para -5,5 pontos (o valor mais baixo desde março de 2020". "Além disso, "os valores das expectativas estão a cair outra vez". E m abril, as expectativas económicas recuaram em 9 pontos, para -29,8 - o valor mais baixo desde dezembro de 2011. 


Estes dados destacam a economia alemã, "que deverá também deslizar para uma recessão". No início de abril, tanto o sentimento perante a atual situação como as expectativas dos investidores alemães recuaram. O índice geral na Alemanha baixou de -5,2 em março para -17,1 em abril, o nível mais baixo desde junho de 2020 nestes dados da Sentix.

Ver comentários
Saber mais mercados confiança investidores Sentix
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio