Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Clientes bancários apresentaram mais de 1.100 reclamações por mês em 2016

As reclamações subiram pela primeira vez em três anos, regressando a valores de 2014. Ainda assim, em dois terços das queixas apresentadas, o regulador concluiu que não houve qualquer infracção.

10 de Maio de 2017 às 13:58
  • ...

Os clientes bancários portugueses reclamaram mais em 2016. O número de reclamações subiu no último ano, ultrapassando as 14 mil queixas, com as contas de depósito a serem novamente a matéria mais reclamada pelos portugueses.


O número de reclamações atingiu as 14.141 queixas em 2016, um número que supera em 5% as 13.487 reclamações registadas um ano antes, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, divulgado pelo Banco de Portugal esta quarta-feira, 10 de Maio. Isto significa que em termos mensais foi apresentada uma média de 1.178 queixas.


Este aumento deve-se sobretudo ao maior número das reclamações relacionadas com as contas de depósito, nomeadamente relacionadas com aumento de comissões. "Os clientes reclamaram, em particular, sobre questões relacionadas com prestação de informação e com alteração de cláusulas contratuais, sobre comissões e outros encargos aplicáveis aos produtos e serviços bancários e sobre problemas relacionados com a cobrança de valores em dívida", explica o relatório.


O regulador bancário português nota ainda que apesar do maior número de situações reportadas pelos clientes em algumas áreas, como as contas de depósito, há matérias onde o número de reclamações baixou. É, por exemplo, o caso do crédito aos consumidores, ou dos cheques, onde as queixas baixaram mais 10,5% e 13,3%, respectivamente.


Dois terços sem razão


Apesar do aumento do número de reclamações, para níveis de 2014, o relatório do Banco de Portugal conclui que 64% das situações reportadas não apresentaram indício de infracção, enquanto as restantes 36% viram a situação resolvida fosse pela iniciativa da instituição de crédito ou na sequência da actuação do Banco de Portugal.


A grande maioria das reclamações continua a ser dirigida directamente ao Banco de Portugal (50%), mantendo-se o Portal do Cliente Bancário como o meio mais frequentemente utilizado para o envio destas reclamações. 

Ver comentários
Saber mais reclamações Banco de Portugal cliente bancário relatório de supervisão comportamental contas de depósito crédito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio