Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional fecha em novo máximo de sete meses

A Euronext Lisbon encerrou a valorizar impulsionada pelo grupo Portugal Telecom. O PSI-20 contrariou as perdas europeias com uma subida de 0,45% e a cotar no valor mais alto dos últimos sete meses.

29 de Setembro de 2005 às 17:12
  • ...

A Euronext Lisbon encerrou a valorizar impulsionada pelo grupo Portugal Telecom. O PSI-20 contrariou as perdas europeias com uma subida de 0,45% e a cotar no valor mais alto dos últimos sete meses.

O PSI-20 cotou nos 8.060,93 pontos com 12 acções a subir, quatro a descer e quatro inalteradas numa sessão em que foram negociados 196,7 milhões de euros e em que sete empresas atingiram novos máximos.

A Portugal Telecom [ptc] foi o título que mais impulsionou com uma subida de 1,34% para os 7,59 euros. A operadora continuou hoje a sua recuperação depois de ter tocado o mínimo de 22 meses na sessão de terça-feira penalizada pelo facto da Moody’s ter cortado o «outlook» da empresa de estável para negativo.

A PT Multimédia [ptm] também valorizou 2,25% para os 9,10 euros depois de ter avançado quase 4%. A participada da PT ontem chegou a somar 7,75% para os 8,90 euros depois do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, ter dito que «não podemos ignorar as pressões no sentido da separação da gestão das infraestruturas (...) como uma das formas susceptíveis de melhorar a concorrência (no sector das comunicações)».

Segundo analistas consultados pela Reuters, o mercado interpretou esta afirmação com a possibilidade da PT poder ter que separar as suas redes, o que levaria à saída da PTM do Grupo PT.

A Sonae SGPS [son] somou 0,72% para os 1,40 euros e o Banco BPI [bpin] subiu 0,54% para os 3,73 euros. Na restante banca o Banco Comercial Português [bcp] e o Banco Espírito Santo [besnn] fecharam estáveis nos 2,27 euros e 13,25 euros, respectivamente.

Dentro das subidas a Corticeira Amorim e a Semapa [sema] registaram subidas consideráveis de 10,48% e de 2,78%, respectivamente. A Corticeira Amorim chegou a avançar mais de 11% com os analistas consultados pelo Jornal de Negócios online a não encontrarem justificações para este movimento do título.

Fora do PSI-20, a Portucel subiu 4,22%, um dia antes de, tal como a Semapa, apresentar resultados.

A Cofina [cofi] valorizou 1,67% para os 3,04 euros enquanto a Impresa e a Media Capital caíram 0,19% e 0,14%, respectivamente.

O Millennium bcp investimento reviu em alta o preço-alvo para a Cofina e Media Capital, reflectindo alterações nas estimativas para o mercado publicitário, a transição do ano (de 2005 para 2006) e a mudança de suposições nomeadamente na taxa de juro sem risco e no terminal da taxa de crescimento a longo prazo. A Impresa viu o seu alvo permanecer inalterado.

A  travar maiores ganhos fechou a Altri que caiu 2,03% para os 1,93 euros.

A Energias de Portugal fechou estável nos 2,32 euros depois de ontem ter desvalorizado mais de 2% para os 2,30 euros. O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, a nova estratégia nacional para a energia, que contempla a faculdade de cada operador poder estar presente em simultâneo nos sectores da electricidade e do gás.

Fora do PSI-20, as acções do Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD deslizaram 1,80% para os 2,73 euros depois de ontem a equipa azul e branca ter perdido em casa por duas bolas a uma com  a Artmedia Bratislava para Liga dos Campeões ficando assim mais difícil conseguir passar à fase seguinte desta competição.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio