Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional arrastada por pesos pesados

A bolsa nacional seguia arrastada pela queda dos três títulos que têm maior peso no índice: Portugal Telecom, EDP e BCP. O PSI-20 cedia 0,21% e acompanhava a tendência das congéneres europeias.

14 de Dezembro de 2005 às 11:04
  • ...

A bolsa nacional seguia arrastada pela queda dos três títulos que têm maior peso no índice: Portugal Telecom, EDP e BCP. O PSI-20 cedia 0,21% e acompanhava a tendência das congéneres europeias.

O principal índice nacional [psi20] caía para os 8.221,81 pontos com 11 acções em queda, quatro a subir e cinco inalteradas. As congéneres europeias negociavam com a mesma tendência num dia em que o euro voltou a negociar acima dos 1,20 dólares depois da Reserva Federal dos EUA ter subido novamente os juros para 4,25% mas ter deixado cair do discurso a expressão «acomodatícia», o que indicia que o ciclo de subidas dos juros nos EUA poderá estar perto do seu término.

O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] cedia 0,48% para os 2,09 euros, depois de ter anunciado que a partir de 15 de Janeiro vai contar com mais 330 milhões de acções em bolsa isto porque os valores convertíveis do banco, os VMOC, vencem a 30 de Dezembro e as acções do BCP serão depositadas nas contas dos titulares 15 dias após a data de vencimento. O banco vai realizar um aumento de capital.

A Energias de Portugal (EDP) [edp] desvalorizava 0,39% para os 2,54 euros um dia depois de ter anunciado que adquiriu à E.D.F. International 1,11% do capital social da Tejo Energia – Produção e Distribuição de Energia Eléctrica por um valor global de 1,4 milhões de euros, revelou a eléctrica em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Portugal Telecom (PT) [ptc], que chegou a subir perto de 1% durante a sessão, caía 0,25% para os 8,07 euros. A Comissão Europeia (CE) abriu um processo para averiguar a legalidade da «golden share» do Estado na PT e a sua compatibilidade com as leis da União Europeia.

O ministro das finanças diz não estar «muito preocupado» com o processo levantado por Bruxelas por causa da «golden share» que o Estado português detém na Portugal Telecom e afirmou que Portugal não pode ser discriminado neste caso, face aos outros países europeus.

A Sonae SGPS [son] seguia inalterada nos 1,49 euros depois de ter anunciado que, através da Modelo Investimentos Brasil, chegou a acordo com a Wal-Mart para a venda da totalidade da sua participação na Sonae Distribuição Brasil por 635 milhões de euros, informou a Sonae à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), um valor que ficou em linha com o esperado pelos analistas.

A Media Capital [mcp] contrariava a tendência ao subir 1,26% para os 7,24 euros. a Cofina [cofi] também crescia 0,31% para os 3,19 euros, enquanto a Impresa [ipr] recuava 0,58% para os 5,13 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio