Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa de Lisboa cai em dia de fortes ganhos na Europa

O índice PSI-20 fechou a cair 0,1%, com as quedas da EDP, Brisa e Galp a contrariarem os ganhos da banca, sector onde se destacou o BCP. O banco liderado por Filipe Pinhal encerrou com uma valorização de 0,66%, com o mercado a receber de forma positiva a

05 de Dezembro de 2007 às 17:28
  • ...

O índice PSI-20 fechou a cair 0,1%, com as quedas da EDP, Brisa e Galp a contrariarem os ganhos da banca, sector onde se destacou o BCP. O banco liderado por Filipe Pinhal encerrou com uma valorização de 0,66%, com o mercado a receber de forma positiva a renúncia de Jardim Gonçalves.

O índice de referência para as acções portuguesas [psi20] encerrou a sessão nos 13.155,01 pontos, com 10 empresas a registarem ganhos, três a fecharem inalteradas e 7 em queda. As principais bolsas europeias registaram hoje fortes ganhos, com as praças de Londres, Paris e Amesterdão a somarem mais de 2%, em reacção aos indicadores sobre a produtividade e o emprego nos Estados Unidos divulgados hoje.

A Energias de Portugal [edp] foi a empresa que mais penalizou o mercado nacional, ao ampliar as perdas registadas na véspera. As acções da eléctrica caíram 1,28% para os 4,62 euros, contrariando a tendência do sector na Europa, que subiu 1,45%.

As quedas da Brisa e a Portugal Telecom também impediram a bolsa de Lisboa de acompanhar as congéneres europeias. A concessionária de auto-estradas [brisa] caiu 0,78% para os 10,17 euros, enquanto a operadora de telecomunicações [ptc] cedeu 0,11% para os 9,26 euros.

BCP encerra em alta após saída de Jardim Gonçalves

As cotadas da banca destacaram-se pela positiva, com o BCP a liderar os ganhos. Os títulos da instituição liderada por Filipe Pinhal [bcp] encerraram com uma valorização de 0,66% para os 3,04 euros, com o mercado a reagir de forma positiva ao anúncio ontem de que Jardim Gonçalves renunciou aos cargos de presidente do conselho geral e de supervisão e de presidente do conselho superior.

O mercado espera que a saída do fundador do banco traga alguma clarificação e pacificação interna ao BCP. Os títulos chegaram a somar 2,98% para os 3,11 euros durante a sessão.

Ontem foi também conhecida a lista de pessoas para o conselho de administração executivo que o presidente Filipe Pinhal pretende levar à aprovação na assembleia geral extraordinária que deverá ocorrer em Janeiro.

No Iberian Daily de hoje, a Espírito Santo Research afirma que "a lista apresentada não é consensual, sendo provável que surjam listas alternativas". Os analistas Cristina Vieira da Fonseca e Carlos Cobo consideram também que "estas notícias podem conduzir a movimentos de reforço de participações no capital, à semelhança do que ocorreu já este ano, aumentando o ângulo especulativo da acção".

O BES [besnn] encerrou com uma valorização de 0,57% para os 15,9 euros, a beneficiar de uma nota de "research" do HSBC, que elege a instituição como uma das "top-picks" na banca europeia para 2008. O banco britânico atribui um preço-alvo de 19,6 euros por acção ao BES, que representa um potencial de valorização de 23,3% face à cotação de fecho de hoje.

Também o BPI [bpin] encerrou a sessão em alta, com uma valorização de 0,18% para os 5,56 euros.

A Galp terminou o dia a cair 0,33% para os 14,99 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio