Notícia
Bolsa de Angola pode abrir só com duas cotadas
As orientações do Ministério das Finanças de Angola para a abertura da Bolsa de Valores do país apontam para que o novo mercado, sedeado em Luanda, entre em funcionamento com 10 empresas cotadas. No entanto, é possível que a praça venha a estrear com apen
As orientações do Ministério das Finanças de Angola para a abertura da Bolsa de Valores do país apontam para que o novo mercado, sedeado em Luanda, entre em funcionamento com 10 empresas cotadas. No entanto, é possível que a praça venha a estrear com apenas duas cotadas.
«Se conseguir listar duas empresas é muito positivo», afirmou ao Jornal de Negócios Zacarias Neto, presidente indigitado do novo mercado de capitais do país africano. «Não precisamos de ter um leque muito abrangente de empresas, porque não há aqui um problema de liquidez», explicou o responsável, adiantando que, além do segmento de renda variável, a bolsa irá apostar também no segmento de renda fixa, com a negociação de títulos de dívida pública.
A Bolsa de Angola foi formalmente constituída a 16 de Março deste ano, com um capital social de 12,3 milhões de euros, distribuídos por cerca de 20 accionistas, entre os quais se encontra o Banco Fomento de Angola, pertencente ao BPI, e o Millennium Angola, detido pelo banco português Millennium bcp, que deterá uma posição de 2% no capital da bolsa, assegurou fonte focial da instituição.