Notícia
Bolsa contraria perdas europeias com quatro empresas em máximos
A bolsa nacional contrariava a tendência de queda das congéneres europeias, numa sessão em que já quatro empresas tocaram novos máximos, incluindo a REN, que já transaccionou nos 4,08 euros. O PSI-20 apreciava 0,12% impulsionado pela EDP, PT e Brisa.
A bolsa nacional contrariava a tendência de queda das congéneres europeias, numa sessão em que já quatro empresas tocaram novos máximos. O PSI-20 apreciava 0,12% impulsionado pela EDP, PT e Brisa.
O principal índice da bolsa nacional cotava nos 13.686,87 pontos com oito acções a subir, as mesma em queda e quatro inalteradas. Na Europa, as bolsas seguem em terreno negativo.
A Energias de Portugal [edp] ganhava 0,72% para os 4,22 euros no dia em que o ABN Amro subiu a recomendação para a eléctrica de "vender" para "manter".
A Portugal Telecom [ptc] apreciava 0,29% para os 10,42 euros enquanto a PT Multimédia [ptm] subia 0,42% para os 11,86 euros. Os resultados ontem apresentados pela Vodafone têm um impacto negativo na Telefónica, mas beneficiam duas empresas portuguesas, a Portugal Telecom e a Sonaecom, consideram os analistas do BPI.
As acções da empresa presidida por Angêlo Paupério seguia estável nos 4,80 euros.
A Brisa [brisa] também impulsionava com um ganho de 0,39% para os 10,29 euros. A concessionária já renovou hoje o máximo histórico nos 10,38 euros, com um ganho superior a 1%.
A Brisa e a Mota-Engil integram dois dos consórcios que ontem entregaram propostas ao governo mexicano no concurso para a operação e manutenção, em regime de concessão, de um lote de quatro auto-estradas, com uma extensão total de cerca de 558 quilómetros. Os analistas aplaudiram a notícia.
A Semapa [sema] também já renovou o valor mais elevado de sempre, nos 13,69 euros depois de ontem a gestora de fundos espanhola Bestinver ter anunciado que reforçou para 2,21% no seu capital.
A contribuir para a tendência está ainda a Cimpor [cimp] com um ganho de 0,67% para os 7,48 euros.
A travar maiores ganhos está hoje o Banco Comercial Português [bcp] com uma desvalorização de 0,76% para os 3,92 euros. A Lisbon Brokers reviu ontem em baixa a recomendação do banco de "comprar" para "manter".
Na restante banca, o Banco Espírito Santo [besnn] desliza 0,06% para os 17,78 euros enquanto o Banco BPI [bpin] aprecia 0,45% para os 6,77 euros.
Fora do PSI-20, duas empresas também renovaram máximos. A Rede Energéticas Nacionais [rene] tocou o valor mais elevado de sempre nos 4,08 euros, um valor que representa uma valorização de 48% face aos 2,75 euros a que as acções foram vendidas ao público em geral na OPV.
A SAG também renovou hoje o valor mais elevado desde Abril do ano passado nos 2,12 euros. Os analistas do BPI consideram "esta movimentação como positiva para a SAG já que a Polónia apresenta um forte cenário macro económico e um baixo custo operacional da penetração no mercado do ‘leasing’, o que deverá permitir à empresa um crescimento significativo nos próximos anos".