Notícia
BiG lança plataforma cambial com o preço mais baixo do mercado
O Banco BiG acaba de lançar a primeira plataforma de negociação de moeda criada em Portugal, que tem a vantagem de oferecer aos investidores o preçário de negociação cambial mais atractivo do mercado português. Na MYFX, o nome da plataforma que deverá est
O Banco BiG acaba de lançar a primeira plataforma de negociação de moeda criada em Portugal, que tem a vantagem de oferecer aos investidores o preçário de negociação cambial mais atractivo do mercado português. Na MYFX, o nome da plataforma que deverá estar operacional dentro de uma semana, será cobrada uma comissão de 4,95 euros por cada ordem sobre um par de divisas.
A agressividade dos preços pretende, segundo os responsáveis da instituição, captar novos clientes.
"Em relação ao ponto específico das comissões, somos mais baratos que a plataforma do Saxo (...). Na ACM não cobram comissão, mas o montante mínimo de negociação é muito elevado. Portanto, não pensamos que seja concorrencial", adiantou ao Jornal de Negócios João Santos, responsável pelo controlo de risco do BiG.
Existem outras quatro plataformas de negociação cambial no mercado português, contudo nenhuma é nacional. O Banco Best (Best Trading Pro) e as corretoras LJ Carregosa (GoBulling), Orey Financial (Orey i Trade) e Golden Broker (Golden Trader) já disponibilizam plataformas do Saxo Bank, instituição com mais de dez anos de experiência no mercado cambial e premiada internacionalmente neste segmento. No entanto, o BiG vem desafiar a concorrência.
"O primeiro ponto forte em que pensámos foi ter os "spreads" mais baixos e entrar no mercado de uma forma bastante agressiva, para cativar o maior número de clientes possível", explicou João Santos.
Na negociação cambial, o banco irá aplicar uma comissão de 4,95 euros. Com imposto de selo, o custo de comissão será de 5,15 euros.
Para montantes acima de 50 mil euros ou 50 mil dólares, não será aplicada qualquer comissão, mas apenas o preço do "spread". Em relação ao "spread", a diferença entre compra e venda é aplicada a partir de dois "pips" (percentagem em ponto), e varia consoante o par de divisas negociado. Quando a aplicação do investidor ultrapassa as 24 horas, há um débito ou crédito na conta do cliente referente ao diferencial da taxa de juro, já com retenção na fonte.
Além da aposta em preços competitivos, o BiG procurou também criar uma plataforma original mais simples e flexível do que as já existentes. A MYFX resulta de dois anos de estudos de mercado e tecnológicos, assim como da constatação das necessidades dos clientes, expressas em inquéritos de satisfação. Diogo Cunha, administrador da instituição, realçou, em conferência de imprensa, a importância deste mercado, que considera ser o "mais líquido do mundo".
Para poder usufruir deste serviço de investimento, será necessário abrir uma conta no banco BiG com um mínimo de dois mil euros. A alavancagem possibilitada por esta ferramenta é de 50 vezes.
O BiG é líder das transacções "online" em Portugal, com uma quota de 19,4% do volume, segundo dados do final de Novembro da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.