Notícia
BESI multado em 75 mil euros por omissão de informação
O BES Investimento foi alvo de uma contra ordenação que vai obrigar o banco a pagar 75 mil euros. Segundo a CMVM, o banco terá omitido, numa recomendação de investimento, as ligações e interesses com o emitente na pendência de uma oferta pública de distri
O BES Investimento foi alvo de uma contra ordenação que vai obrigar o banco a pagar 75 mil euros. Segundo a CMVM, o banco terá omitido, numa recomendação de investimento, as ligações e interesses com o emitente na pendência de uma oferta pública de distribuição.
Numa comunicado publicado hoje, o conselho directivo da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) diz que deliberou aplicar uma coima de 75.000 euros ao Banco Espírito Santo de Investimento, a unidade de banca de investimento do Banco Espírito Santo (BES) [BESNN].
A "omissão, em recomendação de investimento, do esclarecimento das ligações e interesses com o emitente na pendência de oferta pública de distribuição" foi a infracção que levou o supervisor a aplicar a coima.
O comunicado não desvenda a empresa que foi alvo da recomendação do BESI. Diz apenas que os factos ocorrerem em 2006 e que foi requerida a impugnação judicial da decisão.
O artigo 162º do código de valores mobiliários diz que os intermediários financeiros intervenientes numa oferta pública de distribuição devem "esclarecer as suas ligações com o emitente ou o seu interesse na oferta".