Notícia
BCP prepara aumento de capital de até 330 milhões de acções (act.)
O Banco Comercial Português (BCP) poderá contar com mais cerca de 330 milhões de acções em bolsa a partir de 15 de Janeiro, isto porque os valores convertíveis do banco, os VMOC, vencem a 30 de Dezembro e as acções do BCP serão depositadas nas contas dos
O Banco Comercial Português (BCP) poderá contar com mais cerca de 330 milhões de acções em bolsa a partir de 15 de Janeiro, isto porque os valores convertíveis do banco, os VMOC, vencem a 30 de Dezembro e as acções do BCP serão depositadas nas contas dos titulares 15 dias após a data de vencimento. O banco vai realizar um aumento de capital.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP [BCP] avisa os accionistas que, a 30 de Dezembro de 2005, se vence a emissão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) - Capital BCP 2005.
Nessa altura, opera-se a respectiva conversão. O último dia de negociação em bolsa dos VMOC será a 23 de Dezembro.
Os VMOC, denominados «Capital BCP 2005», foram emitidos pelo BCP em 2002, permitindo aos titulares beneficiar de uma taxa de juro de 9% ao ano e do potencial de crescimento das acções do banco ao longo de três anos, até ao final de 2005.
Para efeitos de conversão, o número de acções BCP a atribuir a cada titular dos VMOC resulta do quociente entre o valor nominal total dos valores detidos e o preço de conversão que é de 2,115 euros.
«Se deste quociente não resultar um número inteiro, e atenta a impossibilidade de serem entregues fracções de acções, o
resultado será arredondado por defeito para um número inteiro de acções, tendo o titular o direito a receber, em numerário
o valor equivalente à fracção remanescente, determinado pela multiplicação desta fracção pelo preço de conversão», segundo o banco.
A emissão dos valores convertíveis totalizou 700 milhões de euros, com opção de vencimento antecipado. Assim, serão necessárias um total de cerca de 330 milhões de acções para entregar aos detentores dos VMOC.
«No âmbito da presente conversão, o BCP irá proceder a um aumento do seu capital social que, tendo em conta o número de Valores emitidos e as regras de conversão acima indicadas, poderá corresponder à emissão do número máximo de 330.969.267 novas acções».
O BCP acrescenta que está em curso o processo tendente à admissão das novas acções do banco ao mercado de cotações oficiais, que se espera venha a ocorrer no prazo máximo de 10 dias após a realização do referido aumento de capital.
«As novas acções BCP estarão disponíveis para registo em conta do titular dos Valores em prazo que se estima não exceda 15 dias a contar da data do respectivo vencimento», diz o banco no comunicado.
As acções do BCP fecharam hoje em subida de 0,48% para os 2,10 euros.