Notícia
BCP, Cimpor e Teixeira Duarte cimentam avanços do PSI-20
A Euronext Lisbon seguia a valorizar, numa Europa impulsionada pela indústria automóvel. Em Lisboa, o BCP, juntamente com a Cimpor e a Teixeira Duarte contribuíam para a construção dos ganhos do índice. O PSI-20 subia 0,16%, com o Banco BPI a travar maior
A Euronext Lisbon seguia a valorizar, numa Europa impulsionada pela indústria automóvel. Em Lisboa, o BCP, juntamente com a Cimpor e a Teixeira Duarte contribuíam para a construção dos ganhos do índice. O PSI-20 subia 0,16%, com o Banco BPI a travar maiores avanços.
O índice PSI-20 [psi20] marcava 7.204,64 pontos, com oito acções a subir, cinco a descer e sete inalteradas.
Francisco Guarmon da Probolsa afirmou ao Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt) que o dia se pauta pela «liquidez reduzida». O mesmo responsável destaca a Sonaecom, que se encontrava valorizar, antes da apresentação de resultados hoje depois do fecho da sessão de bolsa. Por último, o operador referiu-se à Novabase – que apresenta resultados hoje – afirmando que «a surpresa seria se os resultados forem bons».
A Novabase [nba] descia 0,78% para 5,10 euros. Ainda no sector tecnológico, a Sonaecom avançava 1,25% para 3,23 euros e a ParaRede mantinha-se inalterada nos 0,35 cêntimos.
A Teixeira Duarte [txde] crescia 1,47% para 1,17 euros e a Cimpor [cimp] ganhava 0,48% para 4,18 euros. As empresas dos sectores da construção e de materiais de construção contribuíam para a subida do índice nacional.
O BCP marcava 1,77euros, a apreciar 0,57%, com uma liquidez de 977 mil acções. Na restante banca, o Banco Espírito Santo (BES) [besnn] marcava 13,39, a perder 0,07%, na segunda sessão após a apresentação dos resultados trimestrais antes do início da sessão de ontem, e o Banco BPI [bpin] cotava nos 3,06 euros, a perder 0,65%.
Os lucros dos quatro maiores bancos privados a operar em Portugal situaram-se, no final do semestre, nos 593 milhões de euros, o que se traduziu numa subida de 13,1% em relação ao mesmo período de 2003.
A Media Capital [mcp] valorizava 0,78% para 3,86 euros. A empresa vai sair definitivamente da Internet de banda larga (ADSL), com a venda da sua base de clientes a um outro operador. As negociações ainda não estão concluídas, mas ao que o Jornal de Negócios apurou estão na «short-list» a Oni e a Portugal Telecom.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] crescia 0,47% para 8,48 euros com um volume de 481 mil acções negociadas. A empresa vai apresentar resultados em Setembro.
A Electricidade de Portugal (EDP) [edp], detentora da Oni, mantinha-se inalterada nos 2,35 euros, mas liderava as movimentações de acções com mais de 920 mil a trocarem de carteiras de investimentos.