Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Barclays leva CMVM a tribunal

A sociedade gestora de fundos de investimento do Barclays Bank impugnou o processo de contra-ordenação e a aplicação de uma coima, movido pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários...

09 de Dezembro de 1999 às 12:11
  • ...
A sociedade gestora de fundos de investimento do Barclays Bank impugnou o processo de contra-ordenação e a aplicação de uma coima, movido pela Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM),levando esta instituição a tribunal, avança hoje o «Jornal de Negócios».

Barclays Bank, foi a primeira instituição financeira a recorrer da aplicação de uma coima e a levar ao banco dos réus a CMVM, sendo esta impugnação requerida ainda por outras sociedades gestoras, tais como, o Banco Santander e a Caixagest, avança o mesmo jornal.

Os factos em causa são referentes ao dia 1 de Outubro 1998 e dizem respeito à passagem de carteiras entre empresas do mesmo grupo que, alegadamente, poderá ter levado a uma quebra de 15% nas cotações, levando as autoridades do mercado a suspender a sessão. Neste processo, estão ainda em causa averiguações sobre o facto das operações realizadas pelas instituições financeiras terem sido efectuadas fora de Bolsa.

Segundo responsáveis pela CMVM, a decisão foi tomada em defesa do mercado, já que foi verificada «uma liquidez fictícia que transmitiu uma ideia de forte venda ao mercado», afirmando ainda que está pronta para ser aprovada a nova regulamentação que criará um mercado de negociação «after hours» para estes negócios.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio