Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Máquinas automáticas estão preparadas para a nova nota de 20 euros?

As máquinas automáticas dos transportes públicos e portagens já estão preparadas para aceitar a nova nota de 20 euros, que entra em circulação esta quarta-feira. Os supermercados estão a terminar a adaptação.

Bruno Simão/Negócios
25 de Novembro de 2015 às 10:35
  • ...

A nova nota de 20 euros da série Europa entra em circulação esta quarta-feira, 25 de Novembro. Em 2013 e 2014, quando surgiram as novas notas de cinco e 10 euros, respectivamente, várias máquinas de pagamentos automáticos não aceitavam as novas notas, uma situação que o Banco de Portugal procura evitar que se repita. Com um período de adaptação de nove meses desde a apresentação da nota, os proprietários das máquinas dos transportes públicos, portagens e na maioria dos supermercados já preparam as máquinas para as novas notas. Mas há ainda algumas que não irão aceitar a nova nota, esta quarta-feira.

"As principais empresas de transportes públicos e de gestão de auto-estradas estarão desde já preparadas", afirmou João Amaral Tomaz. Contudo, "não podemos garantir que todos os equipamentos dos demais agentes económicos estejam aptos a aceitar a nova nota de 20 euros" já esta quarta-feira, admitiu o administrador do Banco de Portugal, na apresentação da nota na terça-feira.

Transportes e portagens preparados

Nos transportes públicos, incluindo no Metro, Carris e Transtejo as máquinas automáticas já estão preparadas para aceitar a nova nota, informou a Transportes de Lisboa. "Confirmamos que a rede de máquinas automáticas de venda da Transportes de Lisboa já está preparada para receber a nova nota de 20 euros", indicou o gabinete de comunicação. Nas auto-estradas, as máquinas automáticas das portagens também estão já adaptadas para a nova nota.

Supermercados a terminar adaptação

Nos supermercados Jumbo e Pão de Açúcar, as máquinas já estão preparadas para a nova nota. "Confirmamos que as máquinas de pagamento automático estão preparadas para aceitar a nova nota de 20 euros", diz a Auchan Portugal Hipermercados.

"Entre as lojas Pingo Doce que têm máquinas de 'self check-out', apenas uma não tem ainda a máquina actualizada para aceitar as novas notas de vinte euros", diz fonte oficial do Pingo Doce. O mesmo sucede num dos parques de estacionamento gerido pela cadeia de supermercados da Jerónimo Martins, relata a empresa.

Nos supermercados do Continente, algumas máquinas de pagamento ainda não recebem as novas notas de 20 euros, mas a adaptação estará concluída até dia 30 de Novembro, planeia a Sonae.

(notícia actualizada às 16:20, indicando que algumas máquinas dos supermercados Continente já estão preparadas para aceitar a nova nota)

Ver comentários
Saber mais 20 euros nova nota Banco de Portugal euro zona euro contrafacção João Amaral Tomaz Transportes de Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio