Notícia
Após admitir que foi um "grande erro" investir na Tesco, Buffett reduz participação na empresa
O "Oráculo de Omaha" passou a ter uma participação inferior a 3% na retalhista britânica. As acções da Tesco já perderam perto de metade do valor em bolsa este ano devido a suspeitas de erros nas contas.
"A aposta na Tesco foi um grande erro", admitiu a 2 de Outubro, Warren Buffett, um dos investidores mais conhecidos em todo o mundo. A afirmação teve uma consequência esta quinta-feira, 16 de Outubro: o "Oráculo de Omaha" passou a deter uma participação inferior a 3%, após a venda de 245 milhões de acções, adianta a Bloomberg.
A aposta de Buffett na Tesco iniciou-se em 2006, através da compra de títulos pela sua "holding", a Berkshire Hathaway. Em 2012, reforçou a posição e passou a ter uma participação de 5,08%, avaliada em mil milhões de libras (1,25 mil milhões de euros).
A Tesco perde em bolsa 48,6% desde o início do ano. Além do contexto difícil para o sector, as suspeitas de erros nas contas têm afectado, pela negativa, o desempenho da retalhista, depois de a 22 de Setembro ter anunciado mesmo uma auditoria interna. A empresa suspeita de empolamento nos resultados de 250 milhões de libras (cerca de 317 milhões de euros).
A próxima semana deverá proporcionar mais novidades sobre o caso: o novo presidente executivo da Tesco, Dave Lewis, irá informar os investidores sobre o estado da investigação interna, à margem da apresentação de resultados do terceiro trimestre.
As açcões da Tesco estão a ceder 1,63% para 17,2 libras.