Notícia
Antevisão da semana: Resultados em Lisboa prendem a atenção dos investidores
Esta semana será a mais movimentada, no que toca à divulgação de resultados. É que a maioria das grandes empresas em Lisboa apresenta contas entre 27 e 31 de Julho. Mas estes cinco dias serão ainda marcados pela reunião da Fed e pelos dados do emprego em Portugal.
Segunda-feira, 27 de Julho
Bolsa: Galp e BCP arrancam grande semana de resultados em Lisboa
A Galp Energia e o BCP divulgam os resultados do primeiro semestre esta segunda-feira. Mas aquelas que são duas das maiores cotadas nacionais apresentam-se apenas como um "aperitivo" para os investidores. É que são 17 as empresas portuguesas que divulgam as contas do semestre esta semana, com destaque para BPI, Nos, Jerónimo Martins, EDP Renováveis e CTT, na quarta-feira, ao passo que EDP, Altri e Cofina divulgam os dados na quinta-feira. No último dia da semana, a atenção dos investidores estará virada para a REN.
Terça-feira, 28 de Julho
Dados económicos: Confiança dos consumidores nos EUA terá recuado
Será divulgado o índice de confiança dos consumidores norte-americanos. Um indicador que irá reflectir a evolução em Julho, sendo esperada mais uma queda. Ainda na terça-feira, a Markit publica o índice de gestores de compras (PMI) compósito para os EUA, relativo a Julho, além de que é divulgado o Índice S&P/Case-Shiller de preços na habitação em Maio.
Quarta-feira, 29 de Julho
Política monetária: Janet Yellen deverá deixar taxas de juro inalteradas
O Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) da Reserva Federal dos EUA reúne-se na quarta-feira. Em mais um encontro de política monetária, os responsáveis do banco central norte-americano deverão deixar a taxa de juro de referência inalterada, segundo a média das estimativas recolhidas pela Bloomberg. Mas o consenso em torno de uma subida em Setembro é cada vez maior.
Quinta-feira, 30 de Julho
Dados económicos: INE publica dados do emprego em Portugal
O Instituto Nacional de Estatística publica na quinta-feira as estimativas mensais de emprego e desemprego em Portugal. Estes números referem-se à evolução durante o mês de Junho, numa altura em que o desemprego no país está em tendência de queda há vários meses.
Política monetária: Boletim Económico analisa evolução da Zona Euro
O Banco Central Europeu publica o quinto Boletim Económico. Um documento no qual a instituição monetária da Zona Euro analisa a evolução dos principais indicadores económicos para a região. Além disso, o banco central liderado por Mario Draghi avança ainda com as perspectivas no que toca à evolução do contexto económico e financeiro mundial.
Sexta-feira, 31 de Julho
Dados económicos: Preços no consumidor terão aumentado de novo em Julho
O Eurostat publica os números relativos à evolução dos preços no consumidor na Zona Euro. O indicador irá incidir sobre a evolução em Julho, sendo esperado um aumento homólogo de 0,9%, face aos 0,8% registados no mês anterior. Ainda na sexta-feira, o Eurostat apresenta a taxa de desemprego em Junho, com as estimativas a apontarem para que tenha ficado inalterada nos 11,1%.