Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Acalmar da tensão na Ucrânia impulsiona mercados mundiais

A Rússia terminou exercícios militares na fronteira com a Ucrânia e retirou tropas. Mercados asiáticos e europeus começam a semana a valorizar.

Bloomberg
11 de Agosto de 2014 às 08:42
  • 5
  • ...

O acalmar da tensão na Ucrânia está a levar os mercados mundiais a valorizar na primeira sessão desta semana. Os investidores estão confiantes na sessão desta segunda-feira, 11 de Agosto, depois de a Rússia ter anunciado no final da semana passada que tinha terminado os seus exercícios militares junto da fronteira com a Ucrânia.

 

Os exercícios eram vistos pela comunidade internacional como uma forma de pressionar a Ucrânia. O fim dos mesmos parece indiciar que Moscovo pode ter desistido de interpretar um papel maior na política interna ucraniana.

 

O secretário de Estado norte-americano John Kerry aconselhou Moscovo a "não intervir na Ucrânia com o recurso a comboios humanitários ou sob qualquer outro pretexto de missões de paz". A Rússia ofereceu-se agora para mediar o diálogo entre Kiev e os separatistas pró-russos.

 

Depois das perdas registadas na semana passada devido ao reacender das tensões geopolíticas em vários pontos do globo, como no Iraque, Leste da Ucrânia e Faixa de Gaza, as bolsas asiáticas voltam a valorizar.

 

Na Ásia, o índice japonês Topix subiu 1,8%, depois de uma queda de 2,4% na sexta-feira; o Kospi sul-coreano valorizou 0,8%; o australiano S&P/ASX 200 subiu 0,6%; enquanto o neozeolandês NZX 50 ganhou 0,3%.

 

O indice MSCI Ásia Pacífico está a valorizar 1,2% esta segunda-feira, depois de ter caído 1,4% a 8 de Agosto, como resultado da luz verde da Casa Branca para os Estados Unidos bombardearem o Iraque.

 

Na Europa a situação é semelhante, com as principais bolsas a registarem subidas. A bolsa de Londres abriu a subir 0,5%; Frankfurt valoriza 1,1%; Paris sobe 1,2%. Em Milão, a bolsa italiana está a subir 1,2%, enquanto em Madrid, o IBEX está a valorizar 1,2%.

 

Já no mercado de futuros de crude, o preço do West Texas está a subir pelo terceiro dia consecutivo devido à especulação que a queda nos preços foi excessiva no mês passado.

 

Os futuros para Setembro estão a subir 0,20% para os 97,85 dólares por barril na bolsa de Nova Iorque. Na Europa, o barril de Brent está a cair 0,1% para os 104,98 dólares por barril na bolsa de Londres.

 

A aparente acalmia no leste da Ucrânia está a provocar uma queda no valor do dólar face ao euro, com a moeda única europeia a negociar nos 1,3396 dólares.

Ver comentários
Saber mais Ucrânia Rússia Moscovo Iraque Kiev Ásia Europa Londres Frankfurt Paris Milão Madrid bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio