Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: contas no PSI, economia europeia e bancos centrais

Oito das 16 cotadas do principal índice da bolsa de Lisboa apresentam resultados trimestrais esta semana. Há ainda decisões de juros dos bancos centrais dos Estados Unidos e de Inglaterra e dados da evolução do PIB e da inflação na Zona Euro.

O banco liderado por Miguel Maya diz que o desempenho das ações reflete a   rentabilidade crescente.
Mariline Alves
  • ...
Segunda-feira Galp e BCP divulgam contas 

A época de resultados na bolsa de Lisboa acelera esta semana. Antes da abertura dos mercados europeus, a Galp anuncia os resultados do terceiro trimestre do ano depois de já revelado que a produção de petróleo e gás recuou 1% face ao período homólogo. Já após o fecho é a vez de o BCP também mostrar as contas. 

Segunda-feira Exportações e confiança dos consumidores nacionais

A nível nacional, o dia será marcada por uma série de dados económicos. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores de outubro, bem como a estimativa rápida das estatísticas do comércio internacional no terceiro trimestre.

Terça-feira PIB e inflação em Portugal e na Zona Euro

Mas é na terça-feira que serão divulgados os mais importantes dados que irão permitir medir a saúde económica do país. O INE faz a estimativa do índice de preços no consumidor em outubro, depois de a inflação homóloga ter ficado em 3,6% em setembro. Há ainda estimativas do produto interno bruto (PIB) no terceiro trimestre, após uma desaceleração da variação homóloga para 2,3% no segundo trimestre face aos 2,5% no primeiro trimestre. No mesmo dia, o Eurostat apresenta os mesmos dados, mas relativos à Zona Euro e União Europeia. 

Terça-feira Contas da EDP Renováveis

A EDP Renováveis dá a conhecer esta terça-feira os resultados dos primeiros nove meses do ano, quando aumentou a produção em 3%, em comparação com o período homólogo. A empresa aumentou ainda em 1,7 GW a capacidade instalada de energias renováveis nos primeiros três trimestres, para um total de 15,1 GW durante desse período.

Quarta-feira Fed decide sobre juros diretores dos EUA

A Reserva Federal dos EUA encontra-se esta terça-feira e quarta-feira para decidir sobre as taxas de juro de referência nos Estados Unidos. A expetativa do mercado é que a autoridade monetária liderada por Jerome Powell mantenha o atual intervalo entre 5,25% e 5,5%. No entanto, o crescimento do PIB de 4,9% (conhecido na semana passada e acima do esperado) poderá abrir a porta a uma nova subida.

Quinta-feira Dívida pública volta a recuar?

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, recuou 500 milhões de euros em agosto face a julho, para 280.500 milhões de euros. Segundo o Banco de Portugal - que publica esta quinta-feira dados relativos a setembro -, esta evolução refletiu o decréscimo dos títulos de dívida (menos 600 milhões de euros), sobretudo de longo prazo. Em termos homólogos, face a agosto de 2022, a dívida pública aumentou 2.415 milhões de euros.

Quinta-feira Banco de Inglaterra em pausa

Depois da Fed, também o Banco de Inglaterra vai reunir-se para decidir a política monetária britânica. A evolução pouco robusta da economia do Reino Unido leva os analistas a esperarem que a taxa de juro de referência se mantenha inalterada em 5,25%.

Quinta-feira Chuva de contas em Lisboa

O dia mais forte no que diz respeito à época de resultados no índice PSI será quinta-feira. Há contas de quatro das 16 cotadas - EDP, Nos, CTT e Corticeira Amorim -, bem como do Novo Banco. Lá fora, os investidores estarão atentos ao relatório trimestral apresentado pela Apple após o fecho dos mercados norte-americanos.

Sexta-feira Semapa fecha a semana

A fechar a semana há ainda contas da Semapa relativos ao terceiro trimestre do ano. A empresa registou um resultado líquido no primeiro semestre deste ano de 107,6 milhões de euros, o que revela uma quebra de 23,9% face aos 141,5 milhões obtidos no período homólogo de 2022.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio