Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Por cá as atenções estarão centradas na estimativa rápida da inflação em junho. Do outro lado do Atlântico é dia de ser divulgado o índice de preços nas despesas de consumo privado nos EUA, o indicador favorito da Reserva Federal para avaliar a evolução da inflação.

28 de Junho de 2024 às 07:30
  • ...
Inflação volta a abrandar por cá?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a estimativa rápida da evolução do índice de preços no consumidor (IPC) em junho. Após a aceleração para 3,1% em maio, explicada parcialmente pelo efeito de base mas também pelos concertos de Taylor Swift em Lisboa, é tempo de saber se as pressões nos preços voltam ou não a diminuir. Além de Portugal, serão também conhecidas as estimativas preliminares para a inflação de junho em Espanha, França e Itália, três das maiores economias da Zona Euro.

O fim da emissão de dívida verde da SIC

Termina hoje o prazo da oferta obrigacionista da SIC. A estação de televisão detida pela Impresa decidiu aumentar o montante global desta emissão dos 30 milhões inicialmente anunciados para 48 milhões de euros.

Atenções centradas no índice PCE

É divulgado nos Estados Unidos o índice de preços nas despesas de consumo privado (PCE, na sigla em inglês), o indicador preferido da Reserva Federal (Fed) norte-americana para avaliar a inflação. A esperança dos mercados é que os dados mostrem um abrandamento nas pressões sobre os preços, o que, juntamente com dados recentes que mostram algum arrefecimento no mercado laboral, poderá convencer a instituição liderada por Jerome Powell a aliviar a política monetária mais restritiva.

Desemprego na Alemanha estabiliza?

Os dados do mercado laboral alemão serão conhecidos hoje. A taxa de desemprego em maio na maior economia europeia cifrou-se em 5,9%. A maioria dos analistas aponta para que em junho este valor se mantenha.

INE publica atividade turística e volume de negócios no comércio

XO INE divulga a estimativa rápida da atividade turística em maio - mês em que ocorreram os concertos de Taylor Swift em Lisboa - bem como os dados referentes ao mesmo mês no setor do comércio, incluindo o volume de negócios, horas trabalhadas e remunerações.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio