Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Portugal vai ao mercado emitir dívida a curto prazo. Na bolsa nacional, os investidores vão estar a reagir aos resultados de 2023 dos CTT, bem como a acompanhar os desenvolvimentos em torno da participação da Fosun no BCP.

Portugal emite dívida a longo prazo

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP emite bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 12 meses, com um montante indicativo global entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros, após ter feito a primeira emissão de dívida a longo prazo do ano por via de uma venda sindicada. Em fevereiro, o IGCP realizou um leilão semelhante em que colocou 788 milhões de euros em BT a seis meses, com um juro de 3,646%, e 500 milhões de euros em BT a 11 meses, com um juro de 3,436%.

Reação aos resultados dos CTT

Os CTT apresentaram esta terça-feira, após o fecho da bolsa, os resultados de 2023, tendo reportado lucros de 60,5 milhões de euros, mais 66,2% (24,1 milhões) do que no ano anterior. O dividendo que será proposto pela administração da empresa à assembleia geral de 19 de abril será de 17 cêntimos por ação. Hoje os investidores vão estar a reagir a estes números.

Decisão da Fed no radar

Esta quarta-feira termina a reunião de dois dias da Reserva Federal (Fed) norte-americana. O mercado não antevê qualquer alteração nas taxas de juro, esperando que se mantenham num intervalo entre 5,25% e 5,5%. As atenções estarão nas palavras de Jerome Powell, presidente da Fed, e no "dot plot" (mapa que mostra como cada representante do banco central estima as mexidas nos juros diretores) - que devem dar pistas sobre a evolução da política monetária ao longo do ano.

BCP continua a centrar atenções

Com a elevada incerteza em torno do futuro dos acionistas do BCP, em particular a Fosun, os investidores vão estar atentos a potenciais desenvolvimentos. O Negócios noticia que o conglomerado chinês esteve reunido com decisores políticos e supervisores nacionais. As fontes de mercado descrevem como uma "operação de charme" para tranquilizar supervisores, políticos e investidores.

Resultados da Altice França

Os investidores vão estar atentos às contas do ano passado da Altice França, numa altura em que a operadora de telecomunicações está também a tentar vender a empresa em Portugal. Na semana passada, a Altice França anunciou que entrou em negociações exclusivas para a venda da Altice Media – dona do canal francês BFM TV – ao grupo CMA CGM. O negócio, que contempla a venda da totalidade da Altice Media, ronda os 1,55 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Política Política monetária Juros Crédito e dívida França CTT Correios de Portugal Portugal BFM TV CMA CGM Jerome Powell
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio