Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A DBRS vai dar início, esta sexta-feira, às avaliações de "rating" à dívida pública portuguesa. Por cá, é ainda divulgada a taxa de juro implícita no crédito à habitação. Lá fora, a participação de Christine Lagarde em Davos e a data final para evitar o "shutdown" da administração norte-americana vão centrar as atenções dos investidores.

Fábio Carvalho da Silva fabiosilva@negocios.pt 19 de Janeiro de 2024 às 07:30
DBRS avalia "rating" da dívida portuguesa

A DBRS vai dar início, esta sexta-feira, às avaliações deste ano ao "rating" da dívida pública portuguesa. Em julho, a agência canadiana subiu a notação financeira de Portugal de "A (low)" para "A", o sexto nível mais elevado, apontando uma "melhoria material" nos resultados orçamentais e de endividamento perante um cenário desafiante. A perspetiva manteve-se em "estável".

Taxas de juro da casa voltam a descer?

As taxas de juro implícitas no crédito à habitação nos contratos celebrados nos últimos três meses recuaram para 4,366% em novembro, depois de também ter descido para 4,38% em outubro. Os valores de dezembro são publicados esta quinta-feira.

Davos ouve Lagarde sobre o futuro da economia

Um dia depois de terem sido divulgados os relatos referentes à última reunião de política monetária do BCE – que deram conta de que o conselho do banco central pretende manter uma posição restritiva "durante algum tempo" – a presidente da autoridade monetária tem oportunidade de falar do futuro na Zona Euro no painel "The Global Economic Outlook", no âmbito do Fórum Económico Mundial. Nesta conferência, os investidores vão ainda ouvir atentamente as palavras da diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva.

Congresso dos EUA corre contra o tempo e o "shutdown"

Esta sexta-feira, o Congresso dos EUA enfrenta a data limite para aprovar um acordo para a despesa federal antes do "shutdown" da parte do governo federal. O último diploma orçamental temporário, que foi aprovado em novembro, estabeleceu um calendário gradual, com duas datas-limite de financiamento:19 de janeiro e 2 de fevereiro. Os membros do Congresso já chegaram a acordo para uma espécie de orçamento de base, mas ainda falta negociar quatro subpropostas, cujo prazo de aprovação finda hoje.

Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

Ver comentários
Saber mais Crédito e dívida Política monetária Juros Dívida pública Kristalina Georgieva Kristalina Georgieva Baker Hughes Fundo Monetário Internacional Fórum Económico Mundial Davos Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio