Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Portugal refinancia-se esta quarta-feira no mercado de dívida de curto prazo e o Eurostat divulga os dados finais da inflação em dezembro. Estão também previstos discursos de vários membros do Banco Central Europeu e da Reserva Federal norte-americana.

17 de Janeiro de 2024 às 07:30
  • ...
Portugal vai ao mercado de dívida

Portugal vai esta quarta-feira ao mercado de dívida de curto prazo para um leilão triplo de bilhetes do Tesouro a 2, 6 e 12 meses. Será a primeira operação do género, depois de a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP ter realizado uma venda sindicada de obrigações do Tesouro.

Dados finais da inflação na Zona Euro

São esta quarta-feira conhecidos os dados finais da inflação na Zona Euro. Tudo indica que o índice de preços no consumidor (IPC) se tenha situado nos 2,9% em dezembro, de acordo com a estimativa rápida divulgada no início deste mês pelo Eurostat. 

Discurso de Lagarde (e outros membros) em foco

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa esta quarta-feira no Fórum Económico Mundial em Davos. As palavras da responsável pelo banco central serão seguidas atentamente pelos investidores, que procuram sinais sobre quando começará a autoridade monetária a descer as taxas de juro. Além da presidente do BCE, também Piero Cipollone e François de Villerou de Galhau discursam publicamente. Estão ainda previstos uma série de discursos de membros da Fed. É o caso de Michael Barr, Michelle Bowman e John Williams.

Fed publica livro Bege

A Reserva Federal (Fed) norte-americana publica hoje o livro bege, que dá conta da situação económica em cada um dos distritos norte-americanos.Trata-se de um importante indicador, que permite "medir o pulso"  à economia americana. Além deste relatório, os investidores digerem hoje dados da produção industrial e as vendas a retalho em dezembro. 

Como estão as reservas de crude?

A associação comercial norte-americana American Petroleum Institute (API) divulga hoje como se situaram os dados dos "stocks" de crude no país na semana passada. O indicador, que é visto como um barómetro para os dados oficiais, serão observados com atenção, sobretudo numa altura em que a escalada de tensão no Mar Vermelho está a mexer com os preços de crude no mercado internacional.

Ver comentários
Saber mais Cinco coisas newsletter empresas mercados economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio