Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

É dia de conhecer as atas da reunião de dezembro da Reserva Federal (Fed) norte-americana, assim como a evolução da produção industrial em Portugal, em novembro. Emprego nos Estados Unidos também está em foco.

03 de Janeiro de 2024 às 07:30
  • ...
Produção industrial em foco

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os dados da produção industrial relativos a novembro. Em outubro, o índice registou uma queda de 0,9%, que foi "significativamente influenciada pelo agrupamento de energia". Sem este setor, a descida teria sido de -3,1%, divulgou o instituto na altura.

Atas da Fed na mira

São hoje conhecidas as atas da reunião de dezembro da Reserva Federal (Fed) norte-americana, em que o banco central manteve os juros inalterados num intervalo entre os 5,25% e os 5,5%. A perspetiva é de que este ano traga um corte dos juros já nos próximos meses, uma informação que os investidores procuram ver confirmada nas atas do último encontro.

Mais dados económicos na Europa

Depois da divulgação dos índices de gestores de compras (PMI) na indústria da Zona Euro, de França, da Alemanha e do Reino Unido, é altura de conhecer como se situou a taxa de desemprego em Espanha e na Alemanha, maior economia europeia, em dezembro. Fora da região, será também divulgada a evolução da inflação na Turquia, em dezembro.

Vagas de emprego nos EUA

Numa altura em que os investidores tentam perceber quais os próximos passos da Fed, a divulgação do número de ofertas de emprego e contratações em novembro será analisada atentamente pelo mercado. Isto porque a robustez do mercado laboral é um dos elementos que o banco central tem em conta no momento de decidir o curso da política monetária.

API revela inventários de crude

A associação comercial norte-americana American Petroleum Institute (API) revela hoje como se situaram os stocks de crude nos Estados Unidos na semana passada. Os dados serão vistos atentamente pelos investidores, sobretudo numa altura em que a escalada de tensões no Mar Vermelho está a centrar as atenções. O navio de guerra iraniano Alborz entrou este domingo no Mar Vermelho, depois de os EUA terem dito que afundaram três navios dos rebeldes Houthis do Iémen.

Ver comentários
Saber mais Cinco coisas newsletter empresas mercados economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio